A Rússia rejeitou nesta segunda-feira, 07 de março, a proposta da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) para uma reunião em Chernobyl, na Ucrânia, sobre a segurança das centrais nucleares ucranianas.
“Chernobyl não é o melhor local para tal reunião”, afirmou o embaixador russo junto das organizações internacionais em Viena, Mikhail Ulyanov, citado pela agência espanhola “EFE”. No entanto, realçou, o país está disponível para participar em conversações sobre a questão.
Esta proposta de haver encontro em Chernobyl veio da parte do diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, na passada sexta-feira, dia 04, depois dos bombardeamentos pelas forças russas da central de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia.
“Indiquei à Federação Russa e à Ucrânia a minha disponibilidade para viajar para Chernobyl o mais rapidamente possível”, declarou na altura.
Grossi avisou no domingo à noite que Chernobyl e Zaporizhzhia estão sob controlo militar russo, o que impede os técnicos ucranianos de operarem livremente as instalações.