O procurador sueco Mats Ljungqvist declarou nesta sexta-feira, 18 de novembro, que o gasoduto Nord Stream foi alvo de “sabotagem grosseira”. Ainda segundo o líder da investigação, foram encontrados vestígios de explosivos nas tubagens do gasoduto.
A informação foi avançada através de um comunicado divulgado na página da procuradoria. Durante as investigações realizadas “foram feitas extensas apreensões e a área foi cuidadosamente documentada”.
“A análise agora realizada mostra vestígios de explosivos em vários dos objetos estranhos encontrados. O trabalho de análise avançada continua para poder tirar conclusões mais sustentadas sobre o incidente”, referiu também o procurador.
De acordo com a mesma fonte, “a investigação preliminar é muito complexa e abrangente”. O trabalho continua, uma vez que ainda não foram encontrados suspeitos da sabotagem.
Recorde-se que houve várias explosões em setembro, o que deixou inutilizáveis os dois tubos do gasoduto Nord Stream 1 e um dos tubos do Nord Stream 2.