Turquia levanta o veto ao véu nas Forças Armadas

As autoridades da Turquia anunciaram a suspensão da proibição do uso do véu islâmico para as mulheres integrantes das Forças Armadas. “As mulheres oficiais, sub-oficiais e cadetes dos exércitos de terra, mar e ar, poderão cobrir a cabeça (com um pano ou véu) debaixo do capacete, gorro ou viseira, sempre que não lhes cubra a cara e seja da mesma cor que o uniforme e não tenha embutidos”, refere o texto que integrará a norma de vestuário das Forças Armadas e que será publicado no Boletim Oficial do Estado nos próximos dias.

A revogação vai também abranger as estudantes das escolas militares.

A medida tem um forte simbolismo, uma vez que pretendia ser um garante da laicidade do exército turco desde a fundação da República da Turquia por Mustafa Kemal Ataturk (o primeiro Presidente turco) em 1923. O exército turco tem sido um dos principais defensores do laicismo na Turquia, mas a sua influência política diminuiu desde o golpe militar falhado de 2016.

A medida agora anunciada integra-se nas que têm sido tomadas nos últimos meses neste âmbito.  Em novembro passado, o Ministério da Defesa turco tinha levantado a proibição do uso do véu islâmico por funcionárias civis do exército. Alguns meses antes, as mulheres que integram a polícia também já tinham sido autorizadas a usar o véu.

O Presidente islâmico-conservador Recep Tayyip Erdogan autorizou o uso do véu islâmico nas universidades e no parlamento e, nos últimos dois anos, nos serviços da função pública e nos liceus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique regista cerca de 1.9 milhão de pessoas em insegurança alimentar

Moçambique regista cerca de 1.9 milhão de pessoas em insegurança alimentar

O Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional (SETSAN) informou que cerca de 1.9 milhão de pessoas poderão estar em…
Japão doa mais de 70 milhões a Timor-Leste para infraestruturas

Japão doa mais de 70 milhões a Timor-Leste para infraestruturas

O Governo do Japão doou, em 2021, 77 milhões de dólares americanos (68 milhões de euros) ao Governo de Timor-Leste.…
Angola: PGR registou 700 novos processos-crime em 2021

Angola: PGR registou 700 novos processos-crime em 2021

O Procurador-Geral da República de Angola, Hélder Pitta Grós, declarou que foram instaurados cerca de 700 novos processos-crime em 2021.…
Moçambique: Governo assegura expansão de abastecimento de água

Moçambique: Governo assegura expansão de abastecimento de água

O Governo moçambicano informou que vai trabalhar, em coordenação com o setor privado, para a expansão da rede pública de…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin