Ucrânia: Anunciadas três demissões do Governo

O vice-chefe do gabinete presidencial da Ucrânia, Kyrylo Tymoshenko, informou nesta terça-feira, 24 de janeiro, que pediu na segunda-feira ao Presidente Volodymyr Zelensky que aceitasse a sua demissão.

“Agradeço ao presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky pela confiança e pela oportunidade de fazer boas ações todos os dias e a cada minuto. Agradeço a cada chefe das administrações militares regionais. Conseguimos formar a equipa mais poderosa do país. São espetaculares. São os verdadeiros guerreiros da luz!”, começou por escrever no Telegram.

“Obrigado aos presidentes da cidade pela construtividade nas disputas. Obrigado à equipa espetacular da Direcção de Política Regional do Gabinete Presidencial. Sem vocês, nada teria acontecido. Agradeço a todos os ucranianos a confiança que depositaram no nosso trabalho. Agradeço às Forças Armadas da Ucrânia por protegerem e defenderem o nosso país. Agradeço à minha mulher e ao meu filho. Para a sua compreensão e apoio”, concluiu, tendo estado no cargo desde 2019.

Entretanto, também o ministro adjunto da Defesa da Ucrânia decidiu demitir-se. Vyacheslav Shapovalov apresentou o pedido nesta terça-feira, tendo citado como justificação as “acusações na comunicação social” de que existiria corrupção em volta do abastecimento alimentar do exército, cita a “Reuters”.

Já o Procurador-Geral adjunto da Ucrânia, Oleksiy Symonenko, terá sido afastado da função durante uma reunião de altos funcionários nesta terça-feira, de acordo com informações avançadas pelo gabinete do Procurador-Geral e citadas pela “Reuters”.

O gabinete referiu que a saída de Symonenko aconteceu “de acordo com o seu próprio desejo”. Foi a terceira demissão a ser conhecida na manhã de hoje.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Revista de Imprensa Lusófona de 24 de janeiro de 2023

Revista de Imprensa Lusófona de 24 de janeiro de 2023

A “Carta de Moçambique” noticia “Terrorismo: Filipe Nyusi diz que nenhuma província está ‘imune’ a grupos armados”. No “MMO Notícias”…
Brasil conta com novo Representante Permanente junto das Nações Unidas

Brasil conta com novo Representante Permanente junto das Nações Unidas

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil anunciou, no último dia 19, que o novo Representante Permanente do Brasil junto…
Moçambique: Cabo Delgado recebe visita do primeiro-ministro do Lesoto

Moçambique: Cabo Delgado recebe visita do primeiro-ministro do Lesoto

O primeiro-ministro do Lesoto, Sam Matekane, visitou a província de Cabo Delgado no fim de semana.  A deslocação de dois…
Cabo Verde: Rendimentos do povo não acompanham preços dos alimentos

Cabo Verde: Rendimentos do povo não acompanham preços dos alimentos

Os dados recentes do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) de Cabo Verde indicam que os preços dos bens alimentares subiram…