O Governo ucraniano afirmou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que morreram 11 pessoas e centenas ficaram feridas durante um ataque russo a bairros residenciais em Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia. O ataque ocorreu através de mísseis russos.
No serviço de mensagens Telegram o assessor do Ministério do Interior da Ucrânia, Anton Guerashenko, escreveu: “Kharkiv. Um ataque impiedoso e sem sentido a um bairro residencial com mísseis! Cadáveres nas ruas”. Divulgou também vídeos com imagens do ataque.
“O inimigo russo está a bombardear áreas residenciais”, declarou igualmente o governador regional em Kharkiv, Oleg Sinegubov. Uma vez que os bombardeamentos estão “em curso”, os serviços de resgate não podem ser chamados, explicou.
Isto acontece na mesma altura em que, no outro extremo do país, na fronteira ucraniana-bielorrussa, delegações da Ucrânia e da Rússia estão reunidas para negociar pela primeira vez desde que a Rússia iniciou a invasão da Ucrânia, na passada quinta-feira, 24 de fevereiro.