Ucrânia: grupo nacionalista nega ameaça à Holanda

O Regimento de Azov, um pelotão de combatentes nacionalistas na Ucrânia, foi desmascarado num vídeo do YouTube em que ameaçava com ataques terroristas se os holandeses votarem “Não” no referendo sobre o Tratado de Comércio União Europeia-Ucrânia.

Andriy Diachenko, vice-comandante do Azov, disse em comunicado que não criou o vídeo, acrescentando que é “risível” porque Azov é contra a integração na União Europeia. “Os membros do Azov, como nacionalistas ucranianos, sempre foram contra a ideia de a Ucrânia aderir à União Europeia, apoiando a ideia de uma união alternativa entre o Báltico e Mar-Negro”, afirmou. Acrescentou que no vídeo as armas AK47s são réplicas, e não verdadeiras.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia já comunicou ao embaixador holandês em Kiev que o vídeo é falso.

Kees Verhoeven, um político holandês do partido social-liberal D66, pediu uma investigação do governo sobre as tentativas russas de influenciar o voto.

Um site de notícias holandês, geenstijl.nl, disse que mesmo que o vídeo seja falso, o risco de um ataque de terroristas ucranianos pode ser real.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Revista de Imprensa Lusófona de 21 de julho de 2021

Revista de Imprensa Lusófona de 21 de julho de 2021

A “STP-Press”, agência de notícias de São Tomé e Príncipe, destaca “Eleições: Posser da Costa defende reclamações de Delfim e…
Candidaturas abertas para prémio pioneiro em biotecnologia

Candidaturas abertas para prémio pioneiro em biotecnologia

ALUMNI da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica e AMYRIS lançam prémio Internacional de Inovação em Biotecnologia Chama-se Amyris…
Angola: MPLA enaltece papel dos Comités de Ação

Angola: MPLA enaltece papel dos Comités de Ação

O primeiro secretário provincial do MPLA em Malanje, Norberto dos Santos, reconheceu no domingo, 18 de julho, o papel dos…
Candlelight reúne bandas para concertos únicos em Lisboa durante o verão

Candlelight reúne bandas para concertos únicos em Lisboa durante o verão

Bandas sonoras de anime, bandas sonoras mágicas e bandas sonoras com piano e trompete são os temas dos próximos concertos…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin