Ucrânia e Rússia concordam com corredores humanitários

Os Governos ucraniano e russo chegaram a acordo nesta quarta-feira, 09 de março, sobre o estabelecimento de corredores humanitários. Para isso, concordaram com o cumprimento do cessar-fogo em zonas onde foram estabelecidos esses corredores para a retirada de civis. 

A informação foi avançada à imprensa pela vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Verechtchouk. Segundo a própria, Moscovo confirmou o acordo sobre o respeito pela trégua, que teve início esta manhã, 09:00 locais (07:00 em Lisboa), e deverá estender-se até às 21:00 (19:00 em Lisboa) em seis zonas onde há confrontos. 

No mesmo acordo está prevista a retirada de civis de Energodar através de Zaporojie (sul), de Izioum para Lozova (leste) e de Sumy para Poltava (nordeste). 

Foi salientado que em Sumy o corredor estabelecido na terça-feira permitiu a retirada de milhares de civis. Já outros corredores humanitários devem vir a ser planeados para a retirada de civis de Kiev, onde os últimos bombardeamentos russos atingiram principalmente a zona leste da capital ucraniana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Novo ataque em Cabo Delgado, deixa três mortos no distrito de Nangade

Moçambique: Novo ataque em Cabo Delgado, deixa três mortos no distrito de Nangade

O distrito de Nangade, à norte de Cabo Delgado, em Moçambique, continua a registar focos de ataques terroristas, nas proximidades…
Revista de Imprensa Lusófona de 09 de março de 2022 

Revista de Imprensa Lusófona de 09 de março de 2022 

“Timor-Leste doa 1,5 milhões ao povo ucraniano” e “PDHJ [Provedora dos Direitos Humanos e Justiça]: Candidatos à Presidência da República…
Brasil: Ministério da Economia comemora recuperação da economia em 4,6%

Brasil: Ministério da Economia comemora recuperação da economia em 4,6%

Diante dos números positivos de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) divulgados na passada sexta-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de…
Brasil Neutro

Brasil Neutro

Bolsonaro reafirma neutralidade na guerra Rússia/Ucrânia : “Brasil não mergulhará numa aventura”! Durante a cerimónia em São Paulo, o presidente…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin