Ucrânia pede “armas de ataque” ao Ocidente

Presidente Volodymyr Zelensky Ucrânia

O chefe de gabinete do Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky pediu aos países ocidentais que entreguem “armas de ataque” ao país. Segundo Andriy Yermak, será uma maneira de “dissuasão” contra a Rússia

“As nossas Forças Armadas e cidadãos estão a resistir com uma coragem sobrehumana, mas não podemos vencer uma guerra sem armas de ataque e sem mísseis de médio alcance, que podem ser um meio de dissuasão”, afirmou num vídeo publicado no Telegram. 

“Uma defesa eficaz durante muito tempo é impossível sem um sistema de defesa aérea confiável, capaz de derrubar mísseis inimigos de longo alcance”, acrescentou, queixando-se que os países do Ocidente “não entregam, assim como não enviam aviões”

Recorde-se que o pedido está a ser feito antes de uma reunião extraordinária da NATO, marcada para esta quinta-feira, 24 de março. Tal já tinha sido solicitado, mas foi frequentemente rejeitado até ao momento pelos países ocidentais, uma vez que, se optarem por uma intervenção militar na Ucrânia, isso poderá levar à Terceira Guerra Mundial. 

A NATO vai realizar uma reunião extraordinária na quinta-feira em Bruxelas, onde se reunirão igualmente o G7 e a União Europeia, para examinarem a situação da Ucrânia e o auxílio militar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Brasil: Adélio Amaro distinguido pela Academia Luso-Brasileira de Letras

Brasil: Adélio Amaro distinguido pela Academia Luso-Brasileira de Letras

O escritor leiriense Adélio Amaro foi empossado membro correspondente da Academia Luso-Brasileira de Letras (ALBL), uma entidade com sede no…
Goa: Candidato do Congresso afirma que Constituição indiana foi ‘forçada’ a Goa

Goa: Candidato do Congresso afirma que Constituição indiana foi ‘forçada’ a Goa

As declarações de Viriato Fernandes, candidato do Partido do Congresso, estão a provocar controvérsia nacional depois de ter afirmado que…
Moçambique: Mais de 1500 alunos sem aulas em Cabo Delgado

Moçambique: Mais de 1500 alunos sem aulas em Cabo Delgado

O Diretor da Educação, Juventude e Tecnologia do distrito de Ibo, Magide das Neves, revelou que mais de 1500 alunos…
Beirute relembra Genocídio Arménio

Beirute relembra Genocídio Arménio

Esta terça-feira, milhares de pessoas reuniram-se, em Beirute, para comemorar o 109° aniversário do genocídio Arménio. A maioria dos participantes,…