O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reafirmou na noite desta quarta-feira, 16 de março, que o país vai continuar a exigir a “restauração da integridade territorial” nas negociações “em curso” com a Rússia.
“As minhas prioridades nas negociações são absolutamente claras: fim da guerra, garantias de segurança, soberania, restauração da integridade territorial”, declarou através de um comunicado divulgado na página oficial da presidência ucraniana.
De acordo com o assessor do governante, Mikhailo Podolyak, a Ucrânia exigiu um cessar-fogo, a retirada das tropas russas e garantias legais de segurança para a Ucrânia de vários países.
“Isso só é possível através do diálogo direto” entre Zelensky e o presidente russo, Vladimir Putin, explicou. O assunto foi abordado através da rede social Twitter.
Segundo a “Associated Press”, um funcionário do gabinete de Zelensky disse que o principal assunto em discussão era se as tropas russas iam permanecer em regiões separatistas no leste da Ucrânia depois do fim da guerra, e onde seriam as fronteiras.