O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, garantiu que o país vai recuperar a Crimeia. A afirmação foi feita durante a sessão “Ukraine Breakfast”, realizada na reunião anual do Fórum Económico Mundial em Davos, na Suíça.
“Não é uma intenção, é a nossa terra. A Crimeia é o nosso mar e as nossas montanhas. Dêem-nos as vossas armas e nós recuperaremos [o que é] nosso. Mas ainda há uma oportunidade para a Rússia abandonar este território e não apenas este”, começou por defender.
“Ninguém está a dizer que as relações podem ser restauradas, mas podem salvar as vidas do seu povo. O fosso entre os nossos países é enorme. Não é artificial. Foi cavado pelo Putin. Ele está de pé com esta pá e permanecerá com esta pá na história”, acrescentou.
Ao ser interrogado sobre a possibilidade de negociações de paz, Zelensky respondeu que “as negociações de paz não são paz”.
“Alguém não quis, não teve tempo, não acreditou, não apresentou condições. Não percebo com quem falar. Não compreendo bem se ele [Putin] está vivo ou se toma decisões, ou com quem toma decisões. Não compreendo bem como se pode prometer uma coisa aos líderes europeus e começar uma guerra no dia seguinte”, concluiu.