O Presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, pediu aos países ocidentais o envio de ajuda militar e que autorizem Kiev a atacar as infraestruturas da Rússia a partir das quais o Exército russo está a atingir o território ucraniano.
O governante condenou os ataques russos com mísseis teleguiados e bombas aéreas na região fronteiriça de Kharkiv e lamentou a falta de defesas aéreas da Ucrânia, além da proibição de atacar território russo com as armas que a maioria dos aliados de Kiev enviaram para o país.
“Ataques como o de ontem [quinta-feira, 23 de maio] só são possíveis porque a Ucrânia ainda tem restrições para se defender”, declarou Zelensky num vídeo divulgado nas redes sociais, algo que faz habitualmente.
O Presidente referia-se aos ataques na região de Kharkiv, que causaram sete mortes, e lamentou que o Exército ucraniano “ainda não consiga destruir” os “sistemas de disparos de mísseis” com que a Rússia ataca a Ucrânia do outro lado da fronteira, devido às restrições internacionais e à falta de mísseis de longo alcance.