Ucrânia: Zelensky não acredita na retirada russa

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, não acredita na promessa da Rússia de reduzir drasticamente a sua atividade militar no norte da Ucrânia. “Os ucranianos não são ingénuos”, disse num vídeo divulgado nesta quarta-feira, 30 de março. 

Como tal, garantiu que vai continuar os esforços militares defensivos. “Evidentemente, vemos todos os riscos. Evidentemente, não vemos razão para confiar nas palavras de certos representantes de um Estado que continua a lutar pela nossa destruição. Os ucranianos não são pessoas ingénuas. Os ucranianos já aprenderam durante estes 34 dias de invasão, e durante os últimos oito anos da guerra em Donbass, que só se pode confiar num resultado concreto: os factos – se eles mudarem nas nossas terras”, afirmou. 

O governante pediu ao povo ucraniano para “não perder a vigilância”, apesar de os sinais recebidos das conversações de paz com a Rússia parecerem positivos. “A situação não se tornou mais fácil. A escala dos desafios não diminuiu. O exército russo ainda tem um potencial significativo para continuar os ataques contra o nosso Estado. Ainda têm muito equipamento e um número suficiente de pessoas completamente privadas de direitos que podem enviar para a guerra”, destacou. 

“O inimigo ainda se encontra no nosso território. O bombardeamento das nossas cidades continua. Mariupol está bloqueada. Os ataques aéreos e de mísseis não param. Esta é a realidade. Estes são os factos”, acrescentou Zelensky.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

MNE avisa que portugueses na Rússia podem ser chamados para a guerra

MNE avisa que portugueses na Rússia podem ser chamados para a guerra

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) de Portugal, liderado por João Gomes Cravinho, avisa que os portugueses com dupla nacionalidade…
Angola: MPLA despreza discursos contra o trabalho do Executivo

Angola: MPLA despreza discursos contra o trabalho do Executivo

O Bureau Político do MPLA reafirmou nesta terça-feira, 27 de setembro, que repudia os discursos contraproducentes ao exercício da governação. …
Medalhas de Mérito Turístico 2022

Medalhas de Mérito Turístico 2022

No âmbito da VI Cimeira do Turismo Português, enquadrada nas comemorações do Dia Mundial do Turismo, e subordinada ao tema…
Brasil: Sondagens mostram 24% de transferência de votos para Lula, já na primeira volta

Brasil: Sondagens mostram 24% de transferência de votos para Lula, já na primeira volta

Sondagens internas dos partidos políticos e de institutos de pesquisa mostram tendência ao voto útil (transferência de votos de candidato…