Ucrânia: Zelensky pede ao Ocidente que feche fronteiras aos russos

Presidente Volodymyr Zelensky Ucrânia

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, quer que os países ocidentais proíbam a entrada de todos os cidadãos russos nos seus territórios. O apelo foi feito durante uma entrevista ao “Washington Post”.

Para o governante, as sanções mais importantes contra a Rússia seriam o fecho de fronteiras, “porque os russos estão a tirar a terra de outra pessoa”. A seu ver, os russos deveriam “viver no seu próprio mundo até que mudem sua filosofia”.

Entretanto, a Rússia reagiu a este pedido. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, declarou que a Europa tem de decidir se quer pagar as contas dos “caprichos” de Zelensky, continuando a apoiá-lo.

“A irracionalidade do seu pensamento neste caso está fora da escala”, observou, citado pela “Reuters”. “Isto só pode ser visto de forma extremamente negativa. Qualquer tentativa de isolar a Rússia ou os russos é um processo que não tem perspetivas”, acrescentou.

Estónia quer fim de emissão de vistos turísticos para russos

Pouco tempo depois do sucedido, a primeira-ministra da Estónia, Kaja Kallas, defendeu publicamente que “chegou o momento de acabar com o turismo proveniente da Rússia”.

“Parem a emissão de vistos turísticos aos russos. Visitar a Europa é um privilégio, não um direito humano. As viagens aéreas a partir da Rússia estão encerradas”, escreveu na rede social Twitter.

“Isto significa que enquanto os países Schengen emitem vistos, os vizinhos da Rússia carregam o fardo”, pode ler-se ainda.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola e Namíbia fortalecem cooperação nas infraestruturas

Angola e Namíbia fortalecem cooperação nas infraestruturas

O ministro das Obras e Transportes da Namíbia, Veikko Nekundi, reuniu-se com governantes angolanos durante uma visita de trabalho a…
Cabo Verde recebe comemorações do Dia Mundial do Turismo

Cabo Verde recebe comemorações do Dia Mundial do Turismo

Cabo Verde foi escolhido pela Comissão Africana da Organização Mundial do Turismo (UN Tourism) para ser o “país anfitrião das…
Moçambique e China partilham vontade de consolidar relações bilaterais

Moçambique e China partilham vontade de consolidar relações bilaterais

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Maria dos Santos Lucas, e o ministro do Departamento Internacional do…
ONU alerta para risco iminente de fome em 13 países

ONU alerta para risco iminente de fome em 13 países

Milhões de pessoas correm risco de fome e inanição nos próximos meses, a menos que sejam tomadas ações humanitárias urgentes…