UE decide suspender acordo com Rússia sobre concessão de vistos

A União Europeia (UE) decidiu nesta quarta-feira, 31 de agosto, que vai suspender o acordo com a Rússia que facilita a concessão de vistos. Trata-se de uma informação avançada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Hungria, Peter Szijjarto.

No entanto, o governante assegurou que “não será imposta uma proibição geral de vistos para cidadãos russos”, cita a “Reuters”. “Vários Estados-membros levantaram a sua voz contra isto, incluindo eu próprio”, acrescentou.

Entretanto, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho, confirmou a informação da suspensão do acordo. À saída da reunião com homólogos, que decorreu em Praga, disse que essa parceria “já não existe” e que, como tal, “não há razão nenhuma para termos em relação à Rússia um mecanismo de facilitação de vistos que nós também não temos com outros países do mundo”.

Ainda assim, esta medida não corresponde ao pedido do Governo ucraniano, que exige que a UE proíba totalmente a entrada de russos no seu espaço. “O tempo para meias medidas acabou. Só uma política dura e consistente pode produzir resultados. Uma proibição da concessão de vistos para turistas russos será uma resposta adequada à guerra genocida da Rússia no coração da Europa, apoiada por uma esmagadora maioria dos cidadãos russos”, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Moçambique: Presidente de Quelimane promete pagar 13º mês de 2022

Moçambique: Presidente de Quelimane promete pagar 13º mês de 2022

O Presidente do Município da Cidade de Quelimane, na Província da Zambézia, Manuel de Araújo, prometeu, na tarde de 4…
Timor-Leste: PIB não-petrolífero subiu 3,9% em 2022

Timor-Leste: PIB não-petrolífero subiu 3,9% em 2022

O Produto Interno Bruto (PIB) não-petrolífero de Timor-Leste cresceu 3,9% em 2022, de acordo com os dados provisórios do Ministério das Finanças. …
Brasil: Polícia vai investigar Bolsonaro por crimes durante a pandemia 

Brasil: Polícia vai investigar Bolsonaro por crimes durante a pandemia 

O novo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos, disse que a corporação irá investigar eventuais crimes praticados durante o governo do…
Ucrânia: Economia caiu 30,4% devido ao conflito com a Rússia

Ucrânia: Economia caiu 30,4% devido ao conflito com a Rússia

A economia ucraniana baixou 30,4% em 2022. O motivo deve-se à invasão russa, iniciada a 24 de fevereiro.  Trata-se de uma…