UE exige 200 milhões de euros por dia à AstraZeneca por atrasos na entrega de vacinas

A União Europeia exigiu em tribunal que a AstraZeneca pague multas diárias de milhões de euros pelos atrasos na entrega das vacinas Covid-19.

Segundo os advogados da Comissão Europeia o “fracasso” da gigante farmacêutica em entregar as 300 milhões de doses que a UE ordenou no ano passado está a prejudicar a Europa e as tentativas da região se recuperar da pandemia.

Na audiência desta quarta feira em Bruxelas, Fanny Laune, advogada que representa a UE, exigiu que a empresa pague 10 euros por dia para cada vacina vencida. A UE quer também que o tribunal ordene à Astrazeneca o fornecimento de 20 milhões de doses a mais do que atualmente planeia entregar até o final de junho.

Se o tribunal apoiar a UE, a empresa poderá ter de pagar até 200 milhões de euros por dia pelas vacinas em atraso. A decisão sobre uma ordem urgente pode chegar dentro de um mês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pedido formal de adesão à União Europeia…
Ucrânia: Ataque russo em Kharkiv causa 11 mortes

Ucrânia: Ataque russo em Kharkiv causa 11 mortes

O Governo ucraniano afirmou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que morreram 11 pessoas e centenas ficaram feridas durante um ataque russo…
Angola: Cidadãos angolanos fogem da Ucrânia

Angola: Cidadãos angolanos fogem da Ucrânia

A maioria dos angolanos que viviam em Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, decidiu abandonar o local no sábado, 26…
Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) partilhou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que já são mais…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin