O Conselho da União Europeia (UE) aprovou nesta quarta-feira, 13 de abril, mais uma assistência de 500 milhões de euros para adquirir e fornecer armamento às Forças Armadas da Ucrânia. A organização considera que a guerra com a Rússia no leste do território ucraniano encontra-se numa fase decisiva.
O novo pacote de ajuda corresponde ao mesmo montante dos que já foram disponibilizados até ao momento, tendo sido acordados pelos Estados-membros a 28 de fevereiro e a 23 de março.
Ao todo, já foram gastos 1,5 mil milhões de euros em recursos, ao abrigo do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz. Este apoio à Ucrânia marca a primeira vez na História em que a UE financia o fornecimento de armamento a um país terceiro.
“Com estes novos 500 milhões de euros adicionais, a UE atribuiu um total de 1,5 mil milhões de euros para apoiar o fornecimento de equipamento militar dos Estados-membros da UE às Forças Armadas ucranianas. As próximas semanas serão decisivas”, disse o Alto Representante da União para a Política Externa e de Segurança, Josep Borrell.
“Enquanto a Rússia se prepara para uma ofensiva no leste da Ucrânia, é crucial que continuemos e intensifiquemos o nosso apoio militar à Ucrânia para defender o seu território e população e evitar mais sofrimento”, acrescentou.