A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou nesta quarta-feira, 19 de outubro, que os ataques russos a centrais elétricas e a outras infraestruturas na Ucrânia são “actos de puro terror” que equivalem a crimes de guerra.
“Ontem vimos novamente os ataques direcionados da Rússia contra uma infraestrutura civil. Isso está a marcar mais um capítulo numa guerra já muito cruel. A ordem internacional é muito clara. São crimes de guerra”, declarou num discurso no Parlamento Europeu, tendo sido citada pela “Reuters”.
De acordo com a dirigente, os “ataques direcionados à infraestrutura civil com o objetivo claro de cortar o acesso de homens, mulheres, crianças a água, eletricidade e aquecimento com a chegada do inverno, são atos de puro terror”.
Ursula von der Leyen encontra-se agora numa reunião com os eurodeputados, em Estrasburgo, na França, que tem como objetivo avançar com a compra conjunta de gás. Esta ação visa conseguir mais controlo do aumento dos preços e permitir aos Estados-membros o uso de fundos de coesão para diminuir os efeitos da crise energética.