A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, aterrou na Ucrânia esta quinta-feira, 02 de fevereiro, acompanhada por 15 comissários. Entre eles encontra-se o Alto representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell.
A dirigente vai discutir com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, novos apoios e a adesão do país à União Europeia (UE). Entre as prioridades das conversações deverá estar ainda o próximo pacote de sanções à Rússia por parte da UE.
Trata-se de um conjunto de reuniões bilaterais com o Governo ucraniano, que decorrerão em Kiev, capital ucraniana. Estas decorrerão na véspera da cimeira bilateral onde será discutida a adesão à UE, que está marcada para sexta-feira, dia 03.
“É bom estar de volta a Kiev, a quarta vez que venho desde a invasão da Rússia. Desta vez, com a minha equipa de comissários”, escreveu von der Leyen no Twitter com uma foto à chegada à estação ferroviária de Kiev.
“Estamos aqui juntos para mostrar que a UE apoia a Ucrânia tão firmemente como sempre. E para aprofundar ainda mais o nosso apoio e cooperação”, acrescentou.