Gâmbia: Iniciam as audiências da Comissão de Verdade e Reconciliação

A Comissão da Verdade e Reconciliação, prometida por Adama Barrow, começa as suas audiências esta segunda-feira em Banjul. Essa estrutura deve investigar violações de direitos humanos cometidas quando Yahya Jammeh esteve no poder de 1994 até ao final de 2016.

Os onze Comissários da Comissão da Verdade e Reconciliação vão começar os trabalhos com o caso de 22 de julho de 1994, quando Yahya Jammeh, na altura um soldado de 29 anos, apoiado por quatro oficiais derrubou o presidente Dawda Jawara, pai de independência da Gâmbia. Um golpe sem derramamento de sangue, mas um episódio importante para mergulhar no contexto da década de 1990.

Ainda não é conhecida a identidade da testemunha que vai prestar declarações, mas a Comissão descreve-o como um “participante ativo” no golpe.

“Vamos primeiro definir a cena e voltar ao início desses 22 anos de ditadura”, declarou Baba Galleh Jallow, o secretário da Comissão de Verdade e Reconciliação, citado pela RFI. “O mandato desta Comissão é investigar e identificar todas as violações dos direitos humanos cometidas entre Julho de 1994 e o final de 2016. O nosso objetivo é trazer justiça às vítimas e prevenir que novos incidentes desse tipo não se repitam”, acrescentou.

Inaugurada em outubro passado, a Comissão foi criada pelas autoridades para responder às perguntas das famílias de vítimas de desaparecimentos forçados ou tortura.

Esta organização tem um mandato de dois anos, e não sendo um tribunal, pode recomendar a abertura de investigações.

As audiências estão abertas ao público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Angola: UNITA marcha neste sábado pela liberdade

Angola: UNITA marcha neste sábado pela liberdade

A UNITA convocou no início do mês uma marcha pela liberdade para este sábado, 24 de setembro. O evento foi…
STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

O presidente do Movimento para o Progresso – Partido Novo, Abílio Espírito Santo, tem partilhado a sua experiência como emigrante durante…
STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

Os maiores partidos de São Tomé e Príncipe, MLSTP e ADI, encerram a campanha eleitoral nesta sexta-feira, 23 de setembro, fazendo os…
NASA: Com a cabeça na lua

NASA: Com a cabeça na lua

E eis que a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) volta a estar nos holofotes da comunicação social. Tudo…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin