Guiné-Conacri: Vice-presidente da UFDG detido

O vice-presidente do principal partido da oposição da Guiné-Conacri, União das Forças Democráticas da Guiné (UFDG), foi preso na quarta-feira pelas autoridades guineenses, no âmbito de uma operação lançada na sequência dos distúrbios após as eleições presidenciais, informou a sua família.

A justiça invoca ameaças que membros da oposição teriam proferido e que seriam “suscetíveis de perturbar a ordem e a segurança pública”.

O presidente da UFDG, Cellou Dalein Diallo, adversário de Alpha Condé na eleição presidencial de 18 de outubro, denunciou no Facebook uma operação destinada a aprovar o “golpe eleitoral” ao qual o senhor Condé se comprometeu a “decapitar o seu partido com a prisão dos seus líderes “.

“Uma dúzia de camiões policiais invadiram a nossa propriedade e os agentes muito ameaçadores saíram com o meu marido, seu irmão e um de seus sobrinhos “, disse à AFP Mamouna Bah, esposa de Ibrahima Chérif Bah.

O líder da UFDG equipara a “prisão” de Cherif Bah, a uma “declaração de guerra” e promete “ações à altura da afronta”.

“Na sequência do comunicado do Procurador de 10 de novembro, Chérif Bah, Vice-Presidente da UFDG, foi sequestrado muito cedo de manhã e levado para um destino desconhecido. A UFDG considera a prisão arbitrária dos seus líderes como uma declaração de guerra e reserva-se o direito de reagir com ações iguais à afronta”, ameaçou Cellou Dalein Diallo.

Ibrahima Cherif Bah foi preso na quarta-feira, 11 de novembro, em sua casa. Ele faz parte do grupo de opositores “ativamente procurados”, segundo o procurador Sidy Souleymane Ndiaye que os acusa de ameaça à “segurança e ordem pública”. Da lista fazem parte Ousmane Gaoual Diallo, Mamadou Cellou Baldé, Chérif Bah, Abdoulaye Bah, Etienne Soropogui, Sékou Koundouno, que alegadamente fizeram ameaças que provavelmente perturbarão a ordem e a segurança pública. A maioria deles são membros da UFDG.

Antes da sua prisão, Cellou Dalein Diallo tinha denunciado as tendências do poder de querer “decapitar seu partido”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Apoios extraordinários  pagos às famílias a partir de 20 de outubro

Apoios extraordinários pagos às famílias a partir de 20 de outubro

Os apoios extraordinários a titulares de rendimentos e de prestações sociais das famílias (de 125 euros), jovens e crianças (de…
Moçambique: Nyusi anuncia seis membros de honra da Frelimo

Moçambique: Nyusi anuncia seis membros de honra da Frelimo

O reeleito líder da Frelimo, Filipe Nyusi, proclamou seis membros de honra do partido nesta segunda-feira, 26 de setembro. Segundo…
Guiné Equatorial assina Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares

Guiné Equatorial assina Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares

A Guiné Equatorial assinou o Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares, aprovado por uma conferência diplomática na Organização das Nações…
Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra assinala 50 anos

Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra assinala 50 anos

No âmbito das comemorações dos 50 anos da criação dos cursos de engenharia na Universidade de Coimbra (UC), o Departamento…