Estado Islâmico transfere comandos para a Líbia para contornar ataques aéreos na Síria e no Iraque

O Estado Islâmico (EI) está a mudar o seu foco do Iraque e da Síria, onde está a perder terreno, e prepara-se para recrutar novos combatentes na Líbia, avançou o porta-voz da coligação liderada pelos EUA.

Segundo o Coronel Warren, apesar de alguns comandantes do EI terem sido assinalados a passarem para a Líbia, a maior parte dos militantes não seguiu os líderes e permanecem na Síria e Iraque. No entanto, é provável que, gradualmente, o EI transfira o comando operacional da Síria para a Líbia e o grosso dos militantes passe a estar estacionado neste país, de modo a permanecer a salvo dos ataques aéreos das coligações internacionais.

De acordo com o mesmo, os EUA não planeiam novos ataques aéreos contra as forças terroristas na Líbia, mas sublinhou que essa probabilidade pode aumentar, apelando às autoridades líbias para demonstrarem vontade e planeamento para ajudar a coligação a derrotar os terroristas.

O coronel reiterou que a queda na atividade do EI é devido ao sucesso das ações da coligação liderada pelos EUA.

Relativamente ao anunciado cessar-fogo pelos presidentes russos e norte-americanos, o enviado especial Brett McGurk, declarou aos jornalistas, que os EUA estão prontos para todos os géneros de “contingências” que apareçam durante a tentativa de armistício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Brasil: bloqueio da aplicação Telegram 

Brasil: bloqueio da aplicação Telegram 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes revogou neste domingo (20) a decisão, assinada por ele mesmo…
Moçambique: Chuvas intensas "desligam" o país ao longo da estrada EN1

Moçambique: Chuvas intensas "desligam" o país ao longo da estrada EN1

Desde o sábado passado, Moçambique está dividido, em resultado do arrastamento pelas águas das chuvas, de duas pontes ao longo…
Brasil: zero imposto

Brasil: zero imposto

Com vistas à eleição presidencial, Governo Federal zera imposto de importação no etanol e de alimentos básicosO governo federal anunciou…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin