Economia | Europa | Magrebe

Líbia quer aumentar comércio de petróleo e gás com a Espanha

A Líbia quer aumentar o comércio de petróleo e gás com a Espanha, disse na quinta-feira Mustafa Sanalla, presidente da estatal National Oil Corporation (NOC) da Líbia.

Sanalla fez essa observação durante uma reunião com Javier Garcia-Larrache, embaixador da Espanha na Líbia, de acordo com um comunicado divulgado pelo NOC.

“Estamos felizes com a nossa parceria com a espanhola Repsol e houve um intercâmbio comercial entre a Líbia e a Espanha no campo do petróleo e seus derivados que ultrapassou os 7,5 mil milhões de dólares nos últimos três anos”, declarou Sanalla.

O presidente da NOC apreciou o papel que a Repsol tem desempenhado através da sua cooperação com a NOC na criação de competências e no desenvolvimento sustentável.

O embaixador espanhol elogiou os esforços da NOC para aumentar a produção diária de petróleo do país, confirmando que incentivará as empresas de serviços espanholas a voltarem à Líbia, segundo o comunicado.

A NOC anunciou recentemente que a produção diária de petróleo da Líbia ultrapassou 1 milhão de barris, após meses de encerramento de campos petrolíferos e portos que reduziram a produção diária para menos de 100.000 barris por dia.

Exigindo uma distribuição justa das receitas do petróleo, o exército da Líbia com base no leste vinha a bloquear desde janeiro a produção e as exportações de petróleo, a principal fonte de receita do país, antes que a NOC anunciasse a reabertura dos campos de petróleo e portos em junho.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo