Populações autóctones da Líbia reagem contra a exclusão e a marginalização

Os representantes das populações autóctones da Líbia, através do Conselho Superior dos Amazigh e da União Nacional Toubou, produziram um comunicado conjunto em que exigem a necessidade de serem corrigidos os “erros do passado” para pôr fim à exclusão e marginalização que as populações Amazigh e Toubou têm sido alvo desde a independência do país.

No documento, o Conselho Superior dos Amazigh e a União Nacional Toubou, assumindo-se representantes “dos povos autóctones líbios”, vincam que não querem “legar às gerações vindouras” a “exclusão e a marginalização” que têm vivido as populações Amazigh e Toubou e recordam que os seus “mártires morreram” para que as populações autóctones vivessem “num clima de direito e de honra, sem marginalização”.

“Rejeitamos categoricamente o estabelecimento de um Estado assente no princípio da desigualdade e da marginalização. Pedimos que sejam levadas a cabo todas as medidas necessárias para corrigir os erros do passado, reconhecendo o pluralismo político e linguístico”, lê-se no documento.

Os dois organismos exigem também que seja garantido o “reconhecimento das línguas Amazigh e Toubou, como línguas oficiais”, bem como uma “justa distribuição” das populações autóctones nas instituições do Estado, respeitando as especificidades geográficas e culturais destas populações.

Por fim, o Conselho Superior dos Amazigh e a União Nacional Toubou, exigem o “reconhecimento dos povos autóctones como elemento indissociável da sociedade líbia” mas também o “respeito das convenções internacionais assinadas pelo Estado líbio”, entre as quais destacam a “liberdade de exercício de actividades políticas e civis”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola: Agenda Política do MPLA dá atenção à diáspora

Angola: Agenda Política do MPLA dá atenção à diáspora

A secretária do Bureau Político para a Política de quadros do MPLA, Ângela Bragança, partilhou que a Agenda Política 2023 do partido…
Von der Leyen e Macron visitam China em abril

Von der Leyen e Macron visitam China em abril

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o Presidente da França, Emmanuel Macron, vão visitar a China…
Brasil: Polícia Federal prende membros de fação criminosa que pretendia sequestrar o ex-juiz Sérgio Moro

Brasil: Polícia Federal prende membros de fação criminosa que pretendia sequestrar o ex-juiz Sérgio Moro

A Polícia Federal do Brasil deflagrou uma operação, no último dia 22 de março, que investiga uma fação criminosa (Primeiro…
Brasil: Lula declara em entrevista querer “vingar-se” do ex-juiz Sérgio Moro

Brasil: Lula declara em entrevista querer “vingar-se” do ex-juiz Sérgio Moro

O presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, declarou, em entrevista à imprensa brasileira, que gostaria de “se vingar”…