Diplomacia | Magrebe

Sara Ocidental: Mandato da Missão da ONU será prolongado por apenas seis meses

O texto que será apresentado para votação ao Conselho de Segurança da ONU até 30 de Abril prevê o prolongamento da missão das Nações Unidas no sara Ocidental por apenas seis meses e impõe a retoma das negociações entre Marrocos e a Frente Polisário até ao fim do ano.

A proposta inédita de um prolongamento de apenas seis meses da missão da ONU tem como objectivo forçar as partes a negociarem, respeitando deste modo o parecer de António Guterres quando disse que o conflito no Sara Ocidental “já dura há demasiado tempo”.

O Conselho de Segurança reafirmou o “seu apoio total” ao secretário-geral da ONU e ao seu enviado pessoal Horst Kohler para relançar um quinto round de negociações, ou seja, retomar o processo de Manhasset que fora suspenso em 2008.

A Missão das Nações Unidas para a organização de um referendo para a Autodeterminação do Sara Ocidental (MINURSO), cujo mandato é classicamente renovado anualmente no mês de Abril, está no terreno desde o cessar-fogo em 1991. A missão conta com cerca de 400 pessoas e um orçamento anual de 52 milhões de dólares.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo