Epidemia de Cólera abranda no Iémen depois de afetar 400.000 pessoas

Até à passada terça-feira foram contabilizados cerca de 400.000 pessoas afetadas pela epidemia de cólera que já dura há cerca de 3 meses, no entanto, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de infeções tem abrandado.

Uma diminuição acentuada do número de mortes diárias causadas pela doença indica que a implementação de uma rede de pontos de reidratação por parte da OMS tem resultado.

A cólera, que se espalha pela ingestão de alimentos ou água contaminada com a bactéria Vibrio cholerae, pode matar numa questão de horas. Os casos recentes indicam que 99,5% dos pacientes sobrevivem no Iémen.

O último relatório da OMS mostra que 396.086 iemenitas foram afetados pela doença diarreica até ao dia 24 de Julho.

Estas epidemias costumam ter tantos casos antes do seu pico como depois deste, contudo, o Comité Internacional da Cruz Vermelha estima que o número de pessoas afetadas atingirá as 600.000 até ao final de 2017.

Este surto de cólera levou a que as Nações Unidas revissem a sua avaliação humanitária, calculando que cerca de 20,7 milhões de iemenitas precisam de ajuda.

A cólera está também a alastrar-se para a Somália, Quénia, Congo, Nigéria, Tanzânia e Sudão do Sul, países onde a OMS está a começar uma campanha de vacinação oral de 500.000 doses.

Apesar de ter registado o maior surto de cólera, no espaço de um ano, do que qualquer outro país, o Iémen adiou a campanha de vacinação para 2018, referiu a OMS.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Guiné Equatorial assina Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares

Guiné Equatorial assina Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares

A Guiné Equatorial assinou o Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares, aprovado por uma conferência diplomática na Organização das Nações…
Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra assinala 50 anos

Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra assinala 50 anos

No âmbito das comemorações dos 50 anos da criação dos cursos de engenharia na Universidade de Coimbra (UC), o Departamento…
Alemanha atinge recorde de população com refugiados ucranianos

Alemanha atinge recorde de população com refugiados ucranianos

A Alemanha alcançou o número mais elevado de população da sua história, segundo o Gabinete Federal de Estatísticas do país…
Revista de Imprensa Lusófona de 27 de setembro de 2022

Revista de Imprensa Lusófona de 27 de setembro de 2022

No Brasil o “Estadão” tem em manchete o título “Lula esconde plano final de governo a cinco dias do 1º…