Irão: Eleições reforçam ala moderada na ‘assembleia de peritos’.

A ala reformista, liderada pelo atual presidente Rouhani e pelo ex-presidente Rafsanjani, viram a sua influência reforçada no principal orgão político iraniano: a ‘assembleia de peritos’, orgão que durante os próximos oito anos vai assessorar a principal autoridade do pais, o Ayatolah Ali Khomeney, e conduzir o processo da sua sucessão em caso de morte.

A coligação reformista conseguiu 59% do total de 88 assentos da ‘assembleia de peritos’ e os seus principais opositores, Mohammad Yazdi e Meshab-Yazdi sofreram pesadas derrotas ao não conseguirem serem eleitos.

Ahmad Jannati, outra proeminente figura da ala conservadora e que é o atual líder do ‘Conselho dos Guardiães’, orgão ao qual compete a ratificação e divulgação dos resultados das eleições parlamentares e para a ‘assembleia de peritos’ que decorreram em simultâneo durante o último fim de semana, conseguiu ser eleito in extremis, ao classificar-se no 16º e último lugar da lista de eleitos pelos círculo eleitoral de Teerão.

Rafsanjani e Rouhani conseguiram o primeiro e o terceiro lugar, respetivamente, na mesma lista.

A coligação ‘Lista da Esperança’,  apoiada pelo atual presidente Rouhani, venceu também todos os 30 lugares em disputa pelo círculo de Teerão para a assembleia nacional, ao passo que o líder da lista opositora, Gholam Adel, classificado em 31º lugar ficou fora do novo parlamento.

Até ao momento, estão apurados 135 dos 260 assentos no parlamento, cabendo 38 aos conservadores, 30 aos reformistas e 36 a independentes, dos quais 16 são aliados dos conservadores, 13 simpatizantes dos reformistas e os restantes sem filiação assumida. Os restantes 31 assentos escrutinados não têm ainda vencedor atribuído pelo que, provavelmente, serão necessárias novas votações que, a terem lugar, ocorrerão em abril ou maio.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: Governo vai passar a controlar preços no país

Moçambique: Governo vai passar a controlar preços no país

O Governo moçambicano informou que vai passar a determinar e a controlar, a partir das próximas duas ou três semanas,…
Angola: Governo fala sobre crescimento do setor não petrolífero até 2050

Angola: Governo fala sobre crescimento do setor não petrolífero até 2050

O ministro de Estado para a Coordenação Económica de Angola, Manuel Nunes Júnior, avançou que o setor de produtos não…
Cabo Verde passa a considerar novas empresas como "grandes contribuintes"

Cabo Verde passa a considerar novas empresas como "grandes contribuintes"

Uma alteração à portaria de 2013 aprovada pelo Ministério das Finanças de Cabo Verde leva a que as autoridades tributárias…
Universidade de Coimbra lidera projeto para combater a obesidade e promover a saúde ao longo da vida

Universidade de Coimbra lidera projeto para combater a obesidade e promover a saúde ao longo da vida

O projeto “PAS GRAS: redução de riscos metabólicos, determinantes ambientais e comportamentais da obesidade em crianças, adolescentes e jovens adultos”,…