Um oficial do Hamas, Izzat el Reshiq, avançou à imprensa que poderá estar próximo o cessar-fogo temporário e a libertação de reféns, através de uma troca de prisioneiros com Israel.
De acordo com a mesma fonte, que fez declarações à “Al Jazeera”, as negociações entre ambas as partes estão próximas de chegar a acordo. O mesmo foi anunciado pelo líder do Hamas, Ismail Haniyeh.
“É expectável que o acordo inclua uma libertação de mulheres e crianças israelitas em troca pela libertação de mulheres e crianças palestinianas das ‘prisões da ocupação’”, mencionou Izzat el Reshiq.
No entanto, o ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben-Gvir, partilhou a opinião de que o seu país “está mais uma vez a preparar-se para fazer um grande erro ao acordo [de 2011] com Shalit”.
“Estou muito preocupado porque há conversas de algum tipo de acordo e temos ficado fora [dos detalhes]. Não nos estão a dizer a verdade”, referiu em comunicado, onde realçou que considera igualmente que “o acordo possa trazer desastre”.