Israel remove detetores de metais da mesquita de Al-Aqsa

Israel começou a retirar os detetores de metal das entradas da mesquita de al-Aqsa, uma área sagrada de Jerusalém para muçulmanos, judeus e cristãos, no início da manhã desta terça-feira. A medida de segurança desencadeou alguns dos piores conflitos entre israelitas e palestinianos em muitos anos.

A decisão do governo israelita foi tomada após horas de discussões internas, além da intervenção diplomática das Nações Unidas e alguns países, como os Estados Unidos.

O emissário das Nações Unidas para o Médio Oriente tinha advertido que a “crise tem de estar resolvida até sexta-feira” para evitar um aumento dos riscos de escalada de tensão com a entrada num novo ciclo de oração.

No lugar das barreiras, será instalado um sistema avançado de câmaras, segundo o gabinete de segurança do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu. “O gabinete de segurança aceitou a recomendação de todos os órgãos de segurança para trocar a inspeção com detetores de metais por uma verificação baseada em tecnologias mais avançadas e outros métodos”, explicou o gabinete.

Israel decidiu instalar detetores de metal nas entradas do Monte do Templo após um ataque que matou dois polícias israelitas, em 14 de julho passado. Os três atiradores árabe-israelitas morreram durante a fuga.

Para os palestinianos, a decisão de instalar os detetores de metais era uma forma de Israel obter maior controle sobre o local sagrado. Em protesto, têm recusado a entrar no complexo e oram nas ruas, do lado de fora do Monte do Templo.

A medida do governo de Israel gerou uma escalada da violência, levando à morte de quatro palestinianos e três israelitas em intensos conflitos nos últimos dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 condenam ataque do Irão a Israel

Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 condenam ataque do Irão a Israel

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 reuniram-se na ilha italiana de Capri entre esta quarta-feira e sexta-feira, 17 a…
Angola: PDP-ANA sai da CASA-CE

Angola: PDP-ANA sai da CASA-CE

O Bureau Político do Partido Democrático para o Progresso de Aliança Nacional Angolana (PDP-ANA) anunciou nesta quinta-feira, 18 de abril,…
Cabo Verde: UCID escolhe António Monteiro pela sexta vez para Câmara de São Vicente

Cabo Verde: UCID escolhe António Monteiro pela sexta vez para Câmara de São Vicente

O ex-líder da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID), António Monteiro, vai ser, pela sexta vez, candidato à Câmara de…
Macau: Governo português quer reforçar internacionalização da economia

Macau: Governo português quer reforçar internacionalização da economia

Em declarações à agência Lusa, o ministro da Economia de Portugal, Pedro Reis, destacou que a relação bilateral entre Portugal…