Quatorze civis mortos em supostos raids da coligação no norte da Síria

Ataques aéreos supostamente conduzidos pela coligação liderada pelos EUA  mataram na quinta-feira, 14 civis, incluindo seis crianças, numa aldeia do norte da Síria mantida pelo grupo do Estado Islâmico, segundo um observador.

“A aldeia de Al-Matab foi atingida depois da meia-noite e provavelmente o ataque foi levado a cabo pela coligação”, disse Rami Abdel Rahman, do Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).

Al-Matab encontra-se perto de uma estrada chave que liga Raqa – a capital do Estado Islâmico –  à cidade de Deir Ezzor, a capital da província rica em petróleo.

Na segunda-feira, os combatentes das Forças Democráticas Sírias (SDF), apoiadas pelos EUA, cortaram essa rota numa tentativa de cercar os jihadistas em Raqa.

A coligação liderada pelos EUA tem apoiado a campanha do SDF em Raqa com poder aéreo e centenas de forças de operações especiais.

Abdel Rahman disse que os combatentes do SDF avançam sobre os jihadistas de Israel em Al-Matab, que fica a cerca de 55 quilômetros a sudeste de Raqa.

A SDF, uma aliança de combatentes curdos e árabes, lançou a ofensiva em Raqa no início de novembro e desde então tem tomado partes do território no norte da Síria.

No entanto, a SDF é desprezada por Ancara, que condena o componente dominante do grupo – as Unidades Populares de Proteção do Curdistão (YPG) – considerado “terroristas” devido às ligações a uma milícia curda proibida na Turquia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Banco Mundial indica crescimento de 4,1% para Timor-Leste

Banco Mundial indica crescimento de 4,1% para Timor-Leste

O Banco Mundial prevê que Timor-Leste registe um crescimento económico de 4,1% em 2024 e 2025, através do alívio das…
UE doa 50 milhões de euros à ONU para refugiados palestinianos

UE doa 50 milhões de euros à ONU para refugiados palestinianos

A União Europeia (UE) anunciou o envio da próxima parcela de 50 milhões de euros para a Agência das Nações…
Angola: Cinco bailarinos cabo-verdianos participam na Mostra de Artistas – PROCULTURA

Angola: Cinco bailarinos cabo-verdianos participam na Mostra de Artistas – PROCULTURA

Os bailarinos Mano Preto, Rosy Timas, Elisabete Fernandes, Djamilson Barreto e Djam Neguin estão selecionados para participar no “Concurso para…
Reino Unido vai reabrir embaixada em Timor-Leste

Reino Unido vai reabrir embaixada em Timor-Leste

A ministra de Estado do Reino Unido para o Indo-Pacífico, Anne Marie-Trevelyan, anunciou nesta sexta-feira, 01 de março, a reabertura…