Quatorze civis mortos em supostos raids da coligação no norte da Síria

Ataques aéreos supostamente conduzidos pela coligação liderada pelos EUA  mataram na quinta-feira, 14 civis, incluindo seis crianças, numa aldeia do norte da Síria mantida pelo grupo do Estado Islâmico, segundo um observador.

“A aldeia de Al-Matab foi atingida depois da meia-noite e provavelmente o ataque foi levado a cabo pela coligação”, disse Rami Abdel Rahman, do Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).

Al-Matab encontra-se perto de uma estrada chave que liga Raqa – a capital do Estado Islâmico –  à cidade de Deir Ezzor, a capital da província rica em petróleo.

Na segunda-feira, os combatentes das Forças Democráticas Sírias (SDF), apoiadas pelos EUA, cortaram essa rota numa tentativa de cercar os jihadistas em Raqa.

A coligação liderada pelos EUA tem apoiado a campanha do SDF em Raqa com poder aéreo e centenas de forças de operações especiais.

Abdel Rahman disse que os combatentes do SDF avançam sobre os jihadistas de Israel em Al-Matab, que fica a cerca de 55 quilômetros a sudeste de Raqa.

A SDF, uma aliança de combatentes curdos e árabes, lançou a ofensiva em Raqa no início de novembro e desde então tem tomado partes do território no norte da Síria.

No entanto, a SDF é desprezada por Ancara, que condena o componente dominante do grupo – as Unidades Populares de Proteção do Curdistão (YPG) – considerado “terroristas” devido às ligações a uma milícia curda proibida na Turquia.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Paulo Pisco volta a ser presidente da subcomissão das diásporas

Paulo Pisco volta a ser presidente da subcomissão das diásporas

O deputado Paulo Pisco, eleito pelo círculo da Europa para atuar na Assembleia da República de Portugal, foi reeleito, por…
Guiné Equatorial mantém 51.º lugar do IIAG

Guiné Equatorial mantém 51.º lugar do IIAG

A Guiné Equatorial manteve o 51.º lugar no Índice Ibrahim de Governação Africana (IIAG) 2022, de acordo com um relatório…
Angola: BNA estima taxa de inflação entre 9 e 11%

Angola: BNA estima taxa de inflação entre 9 e 11%

O Banco Nacional de Angola (BNA) prevê uma taxa de inflação entre 9 a 11% até ao final de 2023.…
Portugal tem recrutamento a decorrer em Cabo Verde

Portugal tem recrutamento a decorrer em Cabo Verde

A empresa portuguesa de transportes rodoviários Alsa Todi informou esta semana que tem a decorrer o recrutamento de mais 21…