Síria: Bashar al Assad elege novo Parlamento ao mesmo tempo que os negociadores decidem o seu futuro em Genebra

Os eleitores sírios votam hoje para eleger o Parlamento nacional de Damasco, no mesmo dia em que se espera sejam retomadas, em Genebra, as negociações de paz entre o governo de Bashar al Assad e os movimentos da oposição.

O ato eleitoral beneficia do cessar-fogo em vigor desde o passado mês de março e a população está a acorrer em número significativo aos mais de 7300 locais de voto nas várias localidades sob jurisdição de Damasco para eleger os 250 deputados nacionais, por entre mais de 3 500 candidatos, alguns conotados com grupos políticos opositores ao partido Baas de Assad. No entanto, nenhum dos movimentos opositores armados participa nestas eleições que consideram ‘ilegítima’.

Ao mesmo tempo que os eleitores se deslocam às urnas, os negociadores de ambas as partes em conflito são esperados em Bruxelas para dar início à segunda ronda de negociações, intermediada pelas Nações Unidas, sobre o acordo de paz.

O futuro do presidente Bashir al Assad é um dos pontos-chave em discussão e o principal pomo de discórdia que determinou a suspensão das negociações a 24 de março último. Os movimentos sírios da oposição exigem a sua demissão antes que um governo de unidade nacional de transição possa ser estabelecido.

O impasse das negociações em torno do futuro de Assad, apoiado pelo Irão e pela Rússia, poderá levar ao regresso da luta armada, depois de 5 anos de um conflito devastador que já provocou cerca de 500 o00 mortos, ou, em alternativa, a uma solução do tipo federal, assente na repartição do atual território sírio em vários pequenos Estados consignados a cada uma das principais forças envolvidas (alawitas, sunitas, drusos e curdos).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 condenam ataque do Irão a Israel

Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 condenam ataque do Irão a Israel

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 reuniram-se na ilha italiana de Capri entre esta quarta-feira e sexta-feira, 17 a…
Angola: PDP-ANA sai da CASA-CE

Angola: PDP-ANA sai da CASA-CE

O Bureau Político do Partido Democrático para o Progresso de Aliança Nacional Angolana (PDP-ANA) anunciou nesta quinta-feira, 18 de abril,…
Cabo Verde: UCID escolhe António Monteiro pela sexta vez para Câmara de São Vicente

Cabo Verde: UCID escolhe António Monteiro pela sexta vez para Câmara de São Vicente

O ex-líder da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID), António Monteiro, vai ser, pela sexta vez, candidato à Câmara de…
Macau: Governo português quer reforçar internacionalização da economia

Macau: Governo português quer reforçar internacionalização da economia

Em declarações à agência Lusa, o ministro da Economia de Portugal, Pedro Reis, destacou que a relação bilateral entre Portugal…