O mercado de marisco em Wuhan, na China, teve um papel importante no surto de coronavírus, mas são necessárias mais investigações para determinar se é a fonte do vírus ou se terá sido um “ambiente amplificador“, afirmou a Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo a Reuters.
As autoridades da OMS afirmaram anteriormente que o coronavírus emergiu de um mercado de marisco em Wuhan e provavelmente teve origem em morcegos, tendo depois passado para um “hospedeiro intermediário” antes de infetar seres humanos.
Os cientistas continuam a realizar testes em vários animais, mas até agora não encontraram o hospedeiro responsável pelo surto.
“O mercado desempenhou um papel no evento, isso é claro. Mas qual papel, ainda não sabemos, se foi a fonte, o ambiente amplificador ou apenas uma coincidência que alguns casos foram detetados dentro e ao redor desse mercado”, disse o médico Peter Ben Embarek, especialista da OMS em segurança alimentar e vírus zoonóticos, informou a Reuters.
A OMS está em negociações com a China para enviar uma missão de acompanhamento ao país para investigar a fonte animal do vírus, revelou na quarta-feira um funcionário da OMS.