O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou à solidariedade global na luta contra o Covid-19, exortando os países a confiar na ciência nas suas respostas à pandemia. O chefe da ONU fez o apelo no seu discurso na 75ª sessão da Assembleia Geral da ONU, que foi realizada virtualmente.
“Devemos ser orientados pela ciência e ancorados à realidade”, disse, Guterres. “O populismo e o nacionalismo falharam. Essas abordagens para conter o vírus muitas vezes tornam as coisas manifestamente piores”, alertou.
O discurso de Guterres ocorre quando o número de casos Covid-19 confirmados globalmente ultrapassou a marca de 31,36 milhões, com um número de mortos superior a 965.000, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos.
Guterres observou que a Assembleia-Geral da ONU de 2020 foi forçada a ser realizada virtualmente num esforço para minimizar o risco de propagação do vírus.
“Num mundo de pernas para o ar, este Salão da Assembleia Geral está entre as vistas mais estranhas de todas”, observou Guterres no início. “A pandemia Covid-19 tornou a nossa reunião anual irreconhecível. Mas tornou-a mais importante do que nunca”.
O líder da ONU disse que a pandemia expôs fragilidades e desigualdades em todo o mundo, acrescentando que gerou “uma crise de saúde histórica”, as maiores perdas económicas e de empregos desde a Grande Depressão, e novas ameaças aos direitos humanos, entre outros desafios.