ONU pede ação forte no combate à poluição do ar

Especialistas em Direitos Humanos das Nações Unidas estão a apelar aos vários estados membros para que tomem uma ação forte e urgente relativamente aos elevados níveis de poluição no ar.

Em comunicado, os especialistas alertam: “Os mais vulneráveis são as crianças e as pessoas em situações mais debilitadas, incluindo mulheres adolescentes, idosos, pessoas com problemas de saúde, e todos os que vivem em comunidades sem condições de saneamento”.

Segundo os especialistas da ONU, a cooperação transfronteiriça e a adoção de medidas de prevenção e controlo nos setores da energia, indústria e transporte seria um grande passo. E reforçam ainda que a solução passa pela firme implementação de leis relativas à poluição, pela criação de incentivos à redução dos níveis de poluição e pela inovação tecnológica.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, os níveis de poluição do ar são responsáveis por cerca de 7 milhões de mortes prematuras todos os anos. No caso particular das crianças, de acordo com a UNICEF, 300 milhões de crianças vivem em zonas com níveis tóxicos de poluição no ar, ao que alguns pediatras chamam de “pandemia silenciosa”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Ucrânia: Ataque russo em Kharkiv causa 11 mortes

Ucrânia: Ataque russo em Kharkiv causa 11 mortes

O Governo ucraniano afirmou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que morreram 11 pessoas e centenas ficaram feridas durante um ataque russo…
Angola: Cidadãos angolanos fogem da Ucrânia

Angola: Cidadãos angolanos fogem da Ucrânia

A maioria dos angolanos que viviam em Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, decidiu abandonar o local no sábado, 26…
Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) partilhou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que já são mais…
Comunidade ucraniana em Portugal angaria bens para enviar à Ucrânia

Comunidade ucraniana em Portugal angaria bens para enviar à Ucrânia

A comunidade ucraniana de Vila Real, a Norte de Portugal, está a angariar medicamentos, comida enlatada e com muita validade,…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin