Sahel | Segurança

Ataque do Boko Haram faz pelo menos cinco mortos no Niger

Pelo menos cinco civis foram mortos e vários outros ficaram feridos num ataque realizado por supostos militantes do Boko Haram no sudeste do Níger, perto da fronteira com a Nigéria, segundo fontes locais.

“O Boko Haram chegou ao mercado na sexta-feira à noite, dispararam contra a multidão e levaram comida”, disse um morador de Toummour, na região sudoeste de Diffa, que foi alvo do ataque.

Um representante da autoridade local confirmou no domingo o número de “cinco mortos, todos civis”, acrescentando que vários deles também ficaram feridos no ataque.

O governador de Diffa, Mahamadou Laoualy Dan, deslocou-se a Toummour no sábado para “apresentar as suas condolências” aos familiares dos mortos e “encorajar” o exército que “derrotou” os agressores, informou a televisão do Níger.

“Pedimos às pessoas que aguardem. 2018 será um ano decisivo na guerra contra o Boko Haram”, declarou o governador aos moradores de Toummour.

Em janeiro, sete soldados nigerinos foram mortos e 17 ficaram feridos num ataque em Toummour, localizado a leste de Diffa, perto da bacia do Lago Chade, uma área estratégica onde convergem as fronteiras de quatro países.

Diffa sofreu vários ataques do Boko Haram desde que a insurgência se espalhou desde a Nigéria em 2015. Em 3 de junho de 2016, os militantes mataram 26 soldados e deixaram um número desconhecido de vítimas civis num ataque maciço na cidade de Bosso, a cerca de 20 quilómetros de Toummour.

Entre 2015 e 2017, os monitores da ONU registaram 582 vítimas civis em 244 ataques atribuídos ao Boko Haram em Diffa.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo