Sahel | Segurança

Burquina Faso: Centro de Ouagadougou alvo de vários ataques

A capital do Burquina Faso está a ser alvo de múltiplos ataques armados na zona nobre da cidade. Os ataques iniciaram com a explosão de “um ou dois veículos” junto ao Estado-maior e do instituto francês, e com disparos contra a embaixada de França.

Segundo outra versão o ataque terá iniciado com uma tentativa de penetração na embaixada francesa mas face a intensa resposta armada do interior representação diplomática os homens armados teriam optaram por “um plano B” atacando o edifício do Estado-maior.

Testemunhas referiram também que cinco homens armados num veículo abriram fogo contra pessoas rua antes de tentarem penetrar na embaixada de França. No início da tarde as autoridades confirmaram que seis atacantes “islamistas” foram abatidos pelas forças de segurança burquinabês.

Apesar de terem sido qualificados pelas autoridades francesas e burquinabés como “terroristas”, ainda não há confirmação da identidade ou intenções dos atacantes. Fontes diversas referem que as ações podem ser da autoria de grupos terroristas mas também de “militares rebeldes”.

A 13 de agosto de 2017 o restaurante Aziz Istanbul, localizado no centro da capital, foi alvo de um ataque que causou 19 mortos e 21 feridos. Uma operação que nunca foi reivindicada. A 15 de janeiro de 2016 trinta pessoas morreram numa ação reivindicada pala Al-Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI) contra o hotel Splendid e o restaurante Cappuccino também em Ouagadougou.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo