Chade: Oposição armada diz que prisioneiros de guerra estão a ser executados

A Frente pela Alternância e a Concórdia no Chade (FACT, na sigla francesa) acusou, através de um comunicado, o que define como “as milícias no poder” de “executarem sumariamente” combatentes da organização que foram “constituídos prisioneiros de guerra” e exige um “inquérito internacional independente sobre o destino destes prisioneiros”.

No mesmo documento, assinado por Kingabé Ogouzeïmi de Tapol, a FACT acusa também a força aérea das tropas francesas da operação Barkhane de, desde 11 de Abril de 2021, “estar ao serviço do regime ditatorial de N’Djamena”.

“Esta aviação sobrevoa dia e noite a posição das nossas forças de resistência nacional e fornece informações militares à junta no poder em N’Djamena”, refere a FACT. “Informações relativas às movimentações das nossas tropas são comunicadas em tempo real à junta no poder pelo comando da missão Barkhane instalada em N’Djamena”, precisa a organização que acusa a França de “ingerência nos assuntos chado-chadianos”.

A 29 de Abril a FACT anunciara ter abatido um helicóptero das forças armadas chadianas quando o aparelho procedia ao bombardeamento de posições da organização na região Norte-Kanem . As autoridades em N’Djamena reconheceram a queda do aparelho, alegando ter sido resultado de uma avaria.

Na mesma ocasião a FACT alertara que “não aceitará mais o sobrevoo das suas posições e localidades que estão sob o seu controlo” e que a sua “defesa antiaérea está pronta para todos os ataques” considerando que qualquer aparelho que sobrevoe as suas posições como um “elemento hostil” que “será abatido sem aviso prévio”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola: Agenda Política do MPLA dá atenção à diáspora

Angola: Agenda Política do MPLA dá atenção à diáspora

A secretária do Bureau Político para a Política de quadros do MPLA, Ângela Bragança, partilhou que a Agenda Política 2023 do partido…
Von der Leyen e Macron visitam China em abril

Von der Leyen e Macron visitam China em abril

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o Presidente da França, Emmanuel Macron, vão visitar a China…
Brasil: Polícia Federal prende membros de fação criminosa que pretendia sequestrar o ex-juiz Sérgio Moro

Brasil: Polícia Federal prende membros de fação criminosa que pretendia sequestrar o ex-juiz Sérgio Moro

A Polícia Federal do Brasil deflagrou uma operação, no último dia 22 de março, que investiga uma fação criminosa (Primeiro…
Brasil: Lula declara em entrevista querer “vingar-se” do ex-juiz Sérgio Moro

Brasil: Lula declara em entrevista querer “vingar-se” do ex-juiz Sérgio Moro

O presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, declarou, em entrevista à imprensa brasileira, que gostaria de “se vingar”…