Sahel | Segurança

Forças francesas Barkhane capturam supostos jihadistas em Menaka no Mali

A força francesa Barkhane anunciou na quinta-feira que “capturou” membros suspeitos de pertencerem a grupos armados jihadistas em Menaka, no Nordeste do Mali, enquanto fontes locais mencionam “a prisão de dois inocentes” durante esta operação.

“Na noite de 10 para 11 de janeiro de 2018, a força Barkhane realizou uma operação na cidade de Menaka para neutralizar membros de grupos armados terroristas que operam nesta região fronteiriça do Níger”, disse o representante da Barkhane num comunicado dirigido à AFP.

“Em cumprimento estrito do direito internacional, os comandos conduziram a busca de armas, equipamentos e documentos. As pessoas também foram capturadas para remover a dúvida sobre sua contribuição para as ações dos grupos terroristas armados nesta região “, de acordo com o texto, que não especifica o número e a identidade dos detidos.

No entanto, fontes locais declararam à AFP que “Duas pessoas inocentes foram presas pelas forças francesas”.

Segundo a mesma fonte, “os habitantes de Menaka, que não representam nada, mentem aos militares franceses, que não verificam os dados antes de deter as pessoas”, pedindo a” libertação incondicional dos presos”.

Na quarta-feira, a polícia maliana dispersou uma manifestação de uma centena de pessoas que protestava contra a presença militar francesa em Bamako, na véspera do quinto aniversário do lançamento da intervenção de Paris no país.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo