Mali: Exército alvo de roubo de armas de guerra

O desaparecimento de armas de guerra tem acontecido no exército desde há algum tempo, confirmaram fontes da segurança maliana, mas o caso ocorrido na Guarda Nacional levou a hierarquia militar a ponderar sobre a suspensão do Chefe do Estado-maior, o coronel Staff Zoumana Diawara.

De acordo com fontes próximas ligadas ao processo, um grande número de espingardas semi-automáticas e metralhadoras Kalashnikov, foram roubadas dos depósitos de armazenamento de armas da Guarda Nacional. Não foi referido o número de armas desaparecidas, mas a fonte adiantou que também faltam armas de guerra nos armazéns do Comissariado do exército.

Uma investigação foi aberta para apurar sobre as condições e os autores do roubo, mas também recuperar as armas roubadas, os investigadores suspeitam de um tráfico de armas com combatentes de grupos armados.

No quadro da aplicação do Acordo de paz e reconciliação, muitos procuram adquirir armas para se apresentarem como combatentes e beneficiarem do programa de integração nos diferentes ramos das forças armadas e de segurança. Para ser considerado combatente,  têm que possuir pelo menos uma arma de guerra.

Esta estratégia provocou um aumento considerável do tráfico de armas em termos nacionais, e alguns soldados não hesitam a roubar e vender armas. Dada a escala de perdas nos arsenais, a hierarquia militar ordenou que todas as unidades de fizessem um inventário nos seus depósitos de armazenamento de armas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: Presidente da República apoia comitiva empresarial em visita a Portugal

Moçambique: Presidente da República apoia comitiva empresarial em visita a Portugal

A Missão Empresarial Moçambique – Portugal, vai decorrer no Porto e em Lisboa, de 22 a 24 de abril, e…
Angola: FNLA lança operação para recrutar 700 mil militantes

Angola: FNLA lança operação para recrutar 700 mil militantes

O líder da Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), Nimi a Nsimbi, anunciou que será criada uma base de…
Quatro soldados israelitas feridos em território libanês

Quatro soldados israelitas feridos em território libanês

Esta segunda-feira, quatro militares israelitas da Brigada Golani conseguiram infiltrar-se, no sul do Líbano, mas foram emboscados pelo Hezbollah, que…
Moçambique: Mondlane considera ilegal perfil aprovado pela Renamo

Moçambique: Mondlane considera ilegal perfil aprovado pela Renamo

O político Venâncio Mondlane considera ilegal o perfil de candidato presidencial da Renamo aprovado pelo Conselho Nacional do partido.  Os…