Mali: Islamistas divulgam vídeo de reféns francesa e colombiana

Uma afiliada da Al Qaeda no Mali divulgou um vídeo onde aparece uma assistente humanitária francesa e uma freira colombiana raptadas em incidentes separados em 2016 e 2017, segundo o SITE Intelligence Group.

O vídeo foi publicado na noite de quarta-feira pela Jama’a Nusrat ul-Islam wa al Muslimin (JNIM), que está ligada ao rapto de pelo menos seis reféns ocidentais nos últimos anos, revelou o SITE por e-mail incluindo um link para o vídeo.

A gravação mostra uma frágil Sophie Petronin, uma agente humanitária francesa que foi raptada no nordeste do Mali no final de 2016, sendo cuidada numa tenda pela colega também capturada pelo grupo, Gloria Cecilia Narvaez, raptada no início de 2017 no sul de Mali, perto da fronteira com Burkina Faso.

Petronin diz que a data é 7 de junho de 2018, e fala em lágrimas para o seu filho dizendo que está “muito, muito exausta”. Narvaez dirige-se ao Papa Francisco, pedindo-lhe para intervir por Petronin, sublinhando que ela está “verdadeiramente doente”.

Os civis franceses são há muito tempo alvos preferenciais de raptos por grupos criminosos e islâmicos na região árida da África Ocidental, em parte devido à ideia de que o governo francês está disposto a pagar resgates para garantir a sua libertação.

Em 2013, as tropas francesas expulsaram grupos ligados à Al Qaeda que tinham tomado o controlo de cidades e vilas no norte do Mali. Militantes islâmicos declararam repetidamente desde então, que os cidadãos franceses na África Ocidental são alvos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

O Coordenador Nacional do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15), Braima Camará, assumiu a liderança do Fórum Político para a Salvação…
Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka crítica processo de actualização dos Cadernos Eleitorais

Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka crítica processo de actualização dos Cadernos Eleitorais

A Coligação PAI-Terra Ranka, formação política constituída pelo PAIGC e os seus aliados, criticou a forma como decorre processo de…
Rússia: Putin nega guerra com a NATO mas deixa aviso

Rússia: Putin nega guerra com a NATO mas deixa aviso

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, assegurou não ter planos para atacar países da NATO. O governante russo disse que…
Chile: O salário azul chileno chama-se cobalto

Chile: O salário azul chileno chama-se cobalto

As finanças do Estado Chileno baseiam-se em “salários de cor”. O salário vermelho corresponde ao cobre, produto tradicionalmente de exportação…