Um quadro político integrado construído em torno da transição energética pode trazer uma onda de novos investimentos em energia sustentável para África, aumentando a economia do continente em 6,4% até 2050, de acordo com uma análise publicada pela Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA) em colaboração com a África Banco de Desenvolvimento (BAD).
A “Análise do Mercado de Energias Renováveis: África e Suas Regiões” mostra que a África está “a prosperar significativamente” com o desenvolvimento possibilitado pelas energias renováveis, enquanto melhora muito o acesso à energia e oferece profundos benefícios ambientais e de bem-estar para as pessoas em todo o continente.
O Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento compreende três entidades: BAD, o Fundo Africano de Desenvolvimento (FAD) e o Fundo Fiduciário da Nigéria (NTF). A IRENA é uma agência intergovernamental para a transformação energética global que apoia os países em sua transição para um futuro de energia sustentável e serve como a principal plataforma para a cooperação internacional, um centro de excelência e um repositório de política, tecnologia, recursos e conhecimento financeiro sobre energia renovável.