Turquia: Turkish Airlines como ferramenta flexível de política externa turca

A Turkish Airlines (THY) foi criada como parte integrante do departamento do Ministério da Defesa em 1933 e evoluiu para uma companhia aérea que voa para 334 destinos em 128 países, em 2021. O número de destinos triplicou sob o governo do Partido AK, voando apenas para 103 destinos em 2003. A THY é um dos principais impulsionadores do comércio externo e do turismo na Turquia, com suas operações a crescerem significativamente nas últimas duas décadas.

A voar para 334 destinos diferentes, a THY atende à mobilidade de pessoas e mercadorias entre a Turquia e o resto do mundo. Mesmo durante a pandemia, em 2020, a taxa de ocupação da THY ficou acima de 70%, apenas dez pontos abaixo do que em 2019. Durante a pandemia, a empresa focou-se em aprimorar as suas operações no setor de mercadorias e ampliou a sua participação na Freight Tonne Kilometers (FTK) para 4,4% numa escala global, tendo ficado em sexto lugar no mundo em 2020. Apesar de ter sofrido prejuízos de $836 milhões em 2020, devido ao impulso nas operações de carga e à recuperação da mobilidade após a pandemia, conseguiu obter um lucro de $959 milhões em 2021.

A THY ficou em segundo lugar, depois da Ryanair na Europa, com seus 938 voos por dia em 2021. Respectivamente, Air France e Lufthansa ficaram em terceiro e quarto lugar com 648 e 617 voos. A posição da Turquia como destino turístico e o fato de ser um ponto de passagem entre a Ásia, África e a Europa, dá à THY uma vantagem para usar uma estratégia agressiva.

THY como instrument de soft power

A transportadora de bandeira turca está aberta ao público e é negociada no mercado de ações, mas 49% dela ainda pertence ao Fundo de Riqueza da Turquia, o que a torna uma ferramenta política flexível para Ancara. O governo detém ainda o poder para nomear o CEO da empresa e influenciar o processo de tomada de decisão. A empresa é vista como um instrumento de soft power que contribui para a imagem da Turquia. Isso pode ser facilmente observado nas declarações oficiais. Dirigindo-se aos representantes da THY, em 2018, o presidente Recep Tayyip Erdogan disse que “ter uma rede mais ampla do que o número de missões diplomáticas da Turquia no mundo, o sucesso de nossa companhia aérea nacional, bem como seus fracassos, afetam diretamente a reputação de nosso país. Portanto, é necessário que estejam cientes de vossas responsabilidades nos campos da diplomacia, cultura e história e adquiram os conhecimentos necessários, além de vossa missão comercial”.

No início de 2010, a companhia aérea começou a focar-se no continente Africano. Um dos principais objectivos era o de estimular o comércio entre a Turquia e os países africanos. A partir de 2021, a THY voa para 39 países diferentes na África. Numa entrevista em 2013, o então presidente do conselho da empresa, Hamdi Topçu, dá o exemplo da Tanzânia e diz que após o início dos voos, as exportações da Turquia para este país aumentaram 349%. Anteriormente, as exportações da Turquia para a Tanzânia eram de $55 milhões em 2009, mas em 2021 chegou aos $249 milhões. A introdução de novos destinos não estimula apenas a mobilidade de pessoas, como também apresenta soluções alternativas para os problemas de logística.

O papel da THY na guerra ucraniana

A THY desempenhou um papel crítico durante os tempos de crise na história republicana turca. O mesmo é válido para a guerra na Ucrânia. Milhares de cidadãos turcos ficaram presos no país quando os bombardeamentos começaram a 24 de fevereiro. Não sendo possível voar para os aeroportos da Ucrânia, a THY aumentou o número de voos para Bucareste para evacuar civis em coordenação com o Ministro das Relações Externas. Além disso, 130 funcionários da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), que foram destacados na Missão de Monitorização Especial para a Ucrânia, também foram transferidos para Istambul através de um voo especial a partir de Sochi, na Rússia.

A THY suspendeu os voos para a Ucrânia, Moldávia, Bielorrússia e para as cidades russas de Rostov e Sochi por razões de segurança, após o início da guerra. No entanto, a companhia aérea decidiu aumentar a frequência e a capacidade de seus voos para São Petersburgo, Moscovo e Kazan, na Rússia, após os embargos europeus às transportadoras russas. Atualmente, os russos que querem ir para a Europa organizam os seus transportes a partir de Istambul, por ser o destino mais próximo da Europa. Além disso, a THY reiniciou seus voos para Yekaterinburg, uma cidade russa nos Urais.

Tentando manter os canais de diálogo abertos com Kiev e Moscovo, Ancara procura reduzir os impactos da guerra na economia turca, pois os russos estão no topo da lista de turistas habituais. Em 2019, sete milhões de turistas da Rússia visitaram a Turquia. Devido à pandemia, esse número diminuiu para 4,7 milhões em 2021, enquanto 2,06 milhões de turistas vieram da Ucrânia para a Turquia no mesmo ano.

Hasan Selim Özertem

Analista político

hozertem@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Revista de Imprensa Lusófona de 01 de abril de 2022

Revista de Imprensa Lusófona de 01 de abril de 2022

Na Guiné-Bissau a “ANG” menciona que o “Bastonário da Ordem dos Advogados promete não dar costas ao combate à corrupção”.…
Moçambique: Terroristas não controlam territórios em Cabo Delgado, mas continuam atacar aldeias

Moçambique: Terroristas não controlam territórios em Cabo Delgado, mas continuam atacar aldeias

Falando na abertura da VII Sessão Ordinária da Assembleia Provincial que decorreu de 30 a 31 de março, o Governador…
Brasil: Rio de Janeiro tem acentuada queda nos hábitos de consumo da população 

Brasil: Rio de Janeiro tem acentuada queda nos hábitos de consumo da população 

O Rio de Janeiro teve, do primeiro para o segundo mês do ano, uma queda acentuada no consumo das classe…
Putin avança com gás pago em rublos e Alemanha e França rejeitam

Putin avança com gás pago em rublos e Alemanha e França rejeitam

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou nesta quinta-feira, 31 de março, que assinou um decreto que obriga os compradores…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin