O Serviço Europeu para a Ação Externa (EEAS, sigla em inglês) divulgou esta quinta-feira, um comunicado de imprensa a propósito das prioridades políticas e das propostas concretas da União Europeia (UE) para uma parceria estratégica mais forte com África, apresentadas pela Comissão Europeia e pela Alta Representante da EU no mesmo dia.
Foi apresentado um “quadro de ação conjunta revitalizado para reforçar a parceria estratégica entre a Europa e a África a fim de alcançar uma maior prosperidade e estabilidade nos dois continentes”. Principalmente, apresentaram-se “propostas inovadoras” no domínio da paz e da segurança, da migração, da criação de emprego ou da energia, com base nas prioridades definidas pelos países africanos”, refere a mesma nota.
O reforço da parceria da União Europeia com África assenta na proposta de três objetivos principais: “um reforço do empenhamento mútuo e da cooperação a nível bilateral e na cena internacional, com base em valores comuns”, “a segurança, em terra e no mar, e luta contra as ameaças transnacionais”, e um “desenvolvimento económico sustentável e inclusivo em África, a fim de criar os postos de trabalho de que o continente necessita”.
Estas propostas assentam em ações concretas, com o objetivo de “tornar os Estados e as sociedades mais resilientes” e “criar mais e melhores empregos, especialmente para os jovens”, expõe o comunicado.
A Alta Representante da UE para Política Externa e Segurança, Federica Mogherini, sublinhou que uma África forte é importante para a Europa e acrescentou que só unindo as nossas forças e trabalhando em parceria poderemos proporcionar à nossa juventude mais esperança e um futuro mais pacífico.
Esta iniciativa antecede a Cimeira África-UE que se realizará em novembro deste ano e que terá como foco a juventude.