UE rejeita sanções dos EUA contra procuradora gambiana do TPI

Fatou Bensouda, à direita

A União Europeia (UE), juntamente com outros países europeus, rejeitou por unanimidade as sanções dos EUA contra Fatou Bensouda, a procuradora do Tribunal Penal Internacional (TPI) de origem gambiana. A UE também exigiu a “retirada imediata das ameaças” contra os responsáveis do Tribunal.

“A UE opõe-se firmemente a todas as tentativas de minar o sistema de justiça penal internacional obstruindo o trabalho das suas principais instituições”. As declarações foram feitas pelo porta-voz da Comissão Europeia para a política externa, Peter Stano, em conferência de imprensa em Bruxelas.

Reagindo às sanções anunciadas na passada quarta-feira pelos Estados Unidos, o porta-voz destacou que “o TPI é um dos principais atores na luta contra a impunidade.” Razão pela qual, a “UE apoia o Tribunal e não está satisfeita com as medidas adotadas contra as suas atividades”.

“Continuamos a testemunhar crimes contra a humanidade em todo o mundo, que continuam a ser perpetrados. É absolutamente necessário que se faça justiça a nível internacional”, insistiu Peter Stano. O responsável adiantou que a delegação da UE em Washington “já manifestou” as “preocupações” europeias à administração norte-americana.

EUA

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, emitiu na quarta-feira uma Ordem Executiva aprovando sanções contra ”responsáveis, funcionários e agentes do TPI, bem como a membros das suas famílias diretas’.

Fatou Bensouda prometeu investigar supostos crimes de guerra na Palestina e no Afeganistão. O anúncio provocou protestos e condenações dos Estados Unidos e de Israel, que descreveram o Tribunal como ”ilegítimo, violando todos os princípios de justiça e sem autoridade”.

Além disso, Mike Pompeo, o secretário de Estados dos Estados Unidos, criticou publicamente o Tribunal e acusou pessoalmente Fatou Bensouda e a sua equipa de “tentativas ilegítimas de submeter os americanos à sua jurisdição”. Pompeo acrescentou que “qualquer indivíduo ou entidade que a apoiar materialmente” também estaria sujeito a sanções.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Festa do 36º Aniversário do Teatro da Garagem, no Teatro Taborda

Festa do 36º Aniversário do Teatro da Garagem, no Teatro Taborda

FESTA DO 36º ANIVERSÁRIO DO TEATRO DA GARAGEM23 DE JANEIRO | QUI | 21:00-01:00 | ENTRADA LIVRELANÇAMENTO DE LIVRO COM…
Professor e escritor Fábio Antônio Gabriel lança novo livro: “Mediação — Fundamentos e Práticas Educativas”

Professor e escritor Fábio Antônio Gabriel lança novo livro: “Mediação — Fundamentos e Práticas Educativas”

O professor, investigador e escritor Fábio Antônio Gabriel, com diversos livros publicados, entre ensaios e coletâneas, lançou recentemente “Mediação —…
Guiné-Bissau: Ilídio Vieira Té reuniu com justiça portuguesa no Caso do Novo Banco

Guiné-Bissau: Ilídio Vieira Té reuniu com justiça portuguesa no Caso do Novo Banco

O Ministro das Finanças da Guiné-Bissau, Ilídio Vieira Té, terá reunido na segunda-feira 13 de Janeiro, em Portugal, com responsáveis…
Moçambique: Ciclone Dikeledi deixa cinco mortos na província de Nampula

Moçambique: Ciclone Dikeledi deixa cinco mortos na província de Nampula

O ciclone Dikeledi que assolou no dia 13 de janeiro, causou mortes e destruição na província de Nampula, norte do…