Economia | Nacional

507 milhões de euros para Mais Investimento Empresarial

O XXII Governo avança no início de 2020 com um novo conjunto de Avisos do Portugal2020, com o intuito de apoiar o investimento empresarial. No total são 12 concursos lançados que somam mais 507 milhões de euros aos apoios já disponibilizados às empresas portuguesas.

A iniciativa Mais Investimento Empresarial foi apresentada dia 5 de fevereiro na Exponor pelo Ministro de Estado, Economia e Transição Digital, Ministro do Planeamento e Ministra da Coesão Territorial.

A maior verba deste novo pacote está prevista para o apoio à Inovação Produtiva, com uma dotação de 310 milhões de euros, estando previsto um Aviso exclusivamente para os Territórios do Interior com uma dotação de 110 milhões de euros. De seguida, vêm os apoios ao denominado Clube de Fornecedores, com uma dotação de 56 milhões de euros. São 5 avisos destinados a iniciativas de Copromoção, Investigação & Desenvolvimento, Inovação Produtiva e Qualificação de PME.

Foi igualmente lançado um aviso de 55 milhões de euros para o apoio à Internacionalização de PME. Dois outros Avisos, com um total de 30 milhões de euros disponibilizados, estão destinados ao apoio à Formação Profissional nas Empresas. Outros 14 milhões servirão para apoiar Empreendedorismo Qualificado.

Desde o início da anterior legislatura que o Governo assumiu, como um dos seus principais objetivos, o apoio às Empresas. De 2016 a 2019 já foram pagos 2700 milhões de euros através dos Sistemas de Incentivos do Portugal2020. Ao longo destes anos, o record de candidaturas, a continuada superação dos objetivos anuais delineados e a elevada adesão das empresas, levou o Governo a reforçar as verbas destinadas a este tipo de apoios. A primeira ocorreu em dezembro de 2018, com um reforço de 600 milhões de euros. A segunda ocorreu em dezembro do ano passado com outros 600 milhões de euros. O novo conjunto de Avisos agora anunciado faz parte deste último pacote.

No que concerne aos apoios às empresas, em dezembro de 2019, o Portugal2020 tem 15253 projetos aprovados, o que representa 5,5 mil milhões de euros de incentivos e 11 mil milhões de investimento apoiado.

O Portugal2020, em dezembro de 2019, tinha uma taxa de execução de 45%, representando mais de 11 mil milhões de euros de incentivos já disponibilizados aos beneficiários. O Portugal2020 tem uma dotação de 26 mil milhões de euros.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo