Economia | Nacional

Adjudicada a concessão do Mosteiro de S. Salvador de Travanca, em Amarante

Amarante, Mosteiro de S. Salvador de Travanca

Foi concluído mais um concurso Revive, relativo ao Mosteiro de S. Salvador de Travanca, em Amarante, tendo sido adjudicado a Jean-Claude Frederic Frajmund, de nacionalidade francesa, para a instalação de um estabelecimento hoteleiro. O vencedor do concurso compromete-se a pagar uma renda anual de 27.618,00 euros, para a instalação de um estabelecimento hoteleiro de 4 estrelas, com cerca de 40 quartos. Este imóvel será concessionado durante 50 anos para exploração para fins turísticos.

Situado no fundo de um vale e envolvido por inúmeras quintas características da região norte do país, o Mosteiro integra uma das mais belas torres medievais portuguesas e faz parte do percurso cultural da Rota do Românico. O projeto turístico deverá aliar a história do imóvel e o ambiente medieval, ao conforto e sofisticação da modernidade, com uma componente de saúde e bem-estar. A abertura está prevista para o início de 2023.

Este é um dos 33 imóveis incluídos na primeira fase do Revive, um programa conjunto dos Ministérios da Economia, Cultura e Finanças com a colaboração das autarquias locais. Pretende-se com este programa valorizar e recuperar o património sem uso, reforçar a atratividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias regiões do país.

Em 2019 foi já lançada a segunda edição do Revive, com a integração de 16 novos imóveis. O programa integra atualmente um total de 49 imóveis, dos quais 21 se localizam em territórios do interior. Este imóvel é o 13.º a ser adjudicado no âmbito do Programa Revive, o qual representa já um total de 114,5 M € de investimento na recuperação de património público e cerca de 2,4 M€ em rendas anuais.

Atualmente, estão abertos os concursos para a concessão do Palacete dos Condes Dias Garcia, em São João da Madeira, da Quinta do Paço de Valverde, em Évora e do Forte da Barra de Aveiro, em Ílhavo.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo