Segundo as estatísticas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sobre o Programme for International Student Assessment (PISA), os alunos portugueses na casa dos 15 anos de idade, apesar de terem vindo a melhorar o seu desempenho na Leitura, Matemática e Ciências, mas ainda existem 13% de jovens que revelam dificuldades nas três áreas.
De acordo com a OCDE, 34% dos alunos portugueses que participaram no estudo, já tinham reprovado pelo menos uma vez, colocando Portugal em oitavo lugar na lista dos países com mais repetentes.
A retenção ou desistência (que mistura os casos de quem reprova com aqueles que anulam a matrícula, por várias razões como desistirem de estudar ou abandonar o país) é o principal fator de risco na probabilidade de os alunos virem a ter maus resultados.
A OCDE diz que as políticas no sector da educação, a atitude dos alunos perante a escola e até mesmo a forma de ensinar são factores que contribuem para o insucesso dos alunos de aconselha mesmo Portugal a mudar de políticas.
Os últimos dados do Ministério da Educação revelavam que um em cada cinco alunos chumba ou desiste de estudar no ensino secundário e que é no 12.º ano que o sucesso se revela mais complicado, com cerca de 35% dos alunos sem conseguirem completar o ano de uma só vez.