Alunos portugueses apresentam elevada taxa de insucesso

Segundo as estatísticas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sobre o Programme for International Student Assessment (PISA), os alunos portugueses na casa dos 15 anos de idade, apesar de terem vindo a melhorar o seu desempenho na Leitura, Matemática e Ciências, mas ainda existem 13% de jovens que revelam dificuldades nas três áreas.

De acordo com a OCDE, 34% dos alunos portugueses que participaram no estudo, já tinham reprovado pelo menos uma vez, colocando Portugal em oitavo lugar na lista dos países com mais repetentes.

A retenção ou desistência (que mistura os casos de quem reprova com aqueles que anulam a matrícula, por várias razões como desistirem de estudar ou abandonar o país)  é o principal fator de risco na probabilidade de os alunos virem a ter maus resultados.

A OCDE diz que as políticas no sector da educação, a atitude dos alunos perante a escola e até mesmo a forma de ensinar são factores que contribuem para o insucesso dos alunos de aconselha mesmo Portugal a mudar de políticas.

Os últimos dados do Ministério da Educação revelavam que um em cada cinco alunos chumba ou desiste de estudar no ensino secundário e que é no 12.º ano que o sucesso se revela mais complicado, com cerca de 35% dos alunos sem conseguirem completar o ano de uma só vez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: INSS forma quadros em matéria de aposentação obrigatória

Moçambique: INSS forma quadros em matéria de aposentação obrigatória

Mais de 40 técnicos, afetos nas diferentes áreas e unidades orgânicas do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), iniciaram, esta…
Brasil: bloqueio da aplicação Telegram 

Brasil: bloqueio da aplicação Telegram 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes revogou neste domingo (20) a decisão, assinada por ele mesmo…
Moçambique: Chuvas intensas "desligam" o país ao longo da estrada EN1

Moçambique: Chuvas intensas "desligam" o país ao longo da estrada EN1

Desde o sábado passado, Moçambique está dividido, em resultado do arrastamento pelas águas das chuvas, de duas pontes ao longo…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin