António Costa antecipa que com ou sem estado de emergência medidas vão ser prolongadas

O primeiro-ministro António Costa declarou esta segunda-feira ser provável o prolongamento das medidas do estado de emergência e assumiu que o país vai “entrar no mês mais crítico desta pandemia”. O governante falava aos jornalistas na nova unidade de apoio hospitalar à pandemia da covid-19 da câmara e da universidade de Lisboa, na cidade universitária.

Creio que, sem fazer futurologia, que o que é expectável é que, sabendo nós que temos tido sucesso felizmente em baixar o pico desta pandemia – ou seja, o momento em que o maior número de pessoas estará infetado -, mas ao mesmo tempo prolongando a duração desta pandemia, isto significa que vamos ter que prolongar também as medidas que têm vindo a ser adotadas, com estado de emergência ou sem estado de emergência“, disse o primeiro-ministro.

O Presidente da República tomará esta semana a iniciativa de renovar ou não o estado de emergência, o Governo dará nessa altura a sua opinião ao Presidente da República, e haverá uma decisão da Assembleia da República“, explicou.

Relativamente aos testes que são feitos à população para detetar os casos de infeção e que começaram esta segunda-feira de forma intensiva nos lares. Costa sublinhou a importância de focar os recursos e o facto da “população mais vulnerável” ser precisamente a que tem mais de 65 anos.

O primeiro-ministro afirmou também que não está a ser equacionada requisição civil aos hospitais privados pelo simples facto de estar a existir “um espírito de cooperação nacional” entre estas instituições e a Direção-Geral de Saúde.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Nova terapia repara com sucesso lesões graves da medula espinhal

Nova terapia repara com sucesso lesões graves da medula espinhal

Investigadores desenvolveram uma terapia injetável baseada em nanofibras que permitiu a ratos paralisados ​​com graves lesões na medula espinhal recuperassem…
EUA indicam Cabo Delgado como abrigo de terroristas

EUA indicam Cabo Delgado como abrigo de terroristas

Um relatório sobre terrorismo publicado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos da América (EUA) indica que a província moçambicana de Cabo Delgado…
Angola: Número de pensionistas baixa de 147 mil para 77 mil

Angola: Número de pensionistas baixa de 147 mil para 77 mil

O secretário de Estado dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Domingos André Tchicanha, partilhou publicamente que o processo de recadastramento e prova de…
Cabo Verde teve mais turistas portugueses entre julho e setembro

Cabo Verde teve mais turistas portugueses entre julho e setembro

O Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde informou que o país recebeu mais turistas vindos de Portugal entre julho…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin