Nacional | Sociedade

Bicicletas adaptadas chegam a escolas de ensino Pré-Escolar e Básico

(c) Emirec, José Nuno Amaro, Ndaba Mandela, Sandra de Almeida, Catarina Mendes, António Loureiro (presidente cm Albergaria) e Delfim Bismarck

O Município de Albergaria-a-Velha prepara-se para disponibilizar bicicletas adaptadas a crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais(NEE). O meio de transporte sustentável será lançado no pré-escolar e depois, progressivamente, para todos os outros graus do ensino escolar.

Com esta novidade, o município passa a ser reconhecido como pioneiro em Portugal, tornando-se ainda uma das zonas do país com o mais completo programa de Mobilidade suave e de uso comunitário de bicicletas do país.

Esta iniciativa surge após o Albergaria-a-Velha ter sido a primeira região em Portugal a incluir, no programa curricular do ensino básico e pré-escolar, o uso de bicicletas durante o ano letivo. A resolução antecipou a meta do governo de implementar futuramente o meio de transporte sustentável no ensino básico de todo o país.

Aproveitando a presença do embaixador dos Patrulheiros em Portugal, Ndaba Mandela, foi simbolicamente entregue a primeira bicicleta para o ensino pré-escolar pelas mãos do próprio a Antonio Loureiro, presidente do Município de Albergaria-a-Velha.

A inclusão de bicicletas no ensino pré-escolar (PréPOP) e básico (POP) faz parte do MOB.A, Mobilidade Operacional de Albergaria, um programa lançado há dois anos, com uma forte aposta nas crianças, e que promove o uso do veículo de duas rodas. Para além disso, o MOB.A apresentou ainda bicicletas de utilização gratuita para todas as idades, bem como um programa de intervenção de patrulhas com a utilização de bicicletas da Associação Patrulheiros, lançado em março de 2017.

Mas as soluções aplicadas ao serviço da comunidade não ficam por aqui. Em maio deste ano, o Município de Albergaria-a-Velha passou a disponibilizar cargo bikes, bicicletas de carga elétricas e bicicletas elétricas convencionais para uso gratuito dos utilizadores do Mercado Municipal, recentemente renovado. A partir de setembro, estarão disponíveis também aulas gratuitas de formação para quem quiser utilizar cargo bikes, bicicletas elétricas e trotinetes.

As bicicletas adaptadas, que serão utilizadas por crianças e jovens com NEE, serão desenvolvidas pela Associação Patrulheiros, em parceria com a Polisport, empresa portuguesa líder mundial no desenvolvimento de cadeiras de transporte de crianças para bicicletas, e a agência de Mobilidade Nuno Zamaro Indústrias. Futuramente, estas bicicletas irão estar disponíveis para outras instituições de ensino do país.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo