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Compras online: pagamentos com segurança reforçada

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As compras através da internet já tinham muitos adeptos e ganharam outros tantos durante o período de confinamento provocado pela pandemia da Covid-19. Com o objetivo de os pagamentos serem mais seguros para o consumidor, a partir de janeiro de 2021, as compras online – com cartão de crédito ou de débito -, vão passar a exigir um elemento extra de segurança, um código a ser recebido pelo cliente por SMS.

Para este efeito, o Banco de Portugal (BdP) recomenda que os contactos – nas diferentes instituições bancárias – sejam atualizados até ao fim de agosto. Se não o fizer, o consumidor corre o risco de, após a implementação desta tecnologia, não conseguir realizar pagamentos eletrónicos com o cartão, por não receber o referido código por SMS.

“É preciso mitigar as fraudes e as burlas no mundo online, e é neste sentido que os procedimentos de segurança, no âmbito das transações, vão ser reforçados. À semelhança do que já acontece com o homebanking, vai ser adotada a chamada “autenticação forte”, ou seja, para confirmar o pagamento o consumidor, para além dos dados do cartão, deparar-se-á com outros elementos extra de segurança, como por exemplo, uma password, uma impressão digital (se usar o smartphone ou o tablet) ou um código enviado por SMS. Por isso, é importante que os contactos associados às contas bancárias estejam atualizados”, alerta o Portal da Queixa.

 

 

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