Comunicado conjunto de Portugal, Espanha e França sobre acordo para Corredor de Energia Verde

O Presidente da República de França, Emmanuel Macron, o Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, e o Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, reuniram-se ontem, 20 de outubro, em Bruxelas.

A sua conversa centrou-se na atual situação de segurança na Europa e na importância de acelerar a construção de interligações energéticas na União Europeia (UE), em particular as que ligam Portugal e Espanha à França e ao resto da Europa.

Concordaram que acelerar o desenvolvimento das interligações energéticas contribuirá para a conclusão do mercado energético da UE e reforçará a transição energética no âmbito do Green Deal, nomeadamente facilitando o acesso a fontes e rotas alternativas de energia para a Europa.

Neste contexto, os três líderes chegaram a acordo sobre quatro pontos relativos às interligações energéticas entre Portugal, Espanha e França:

– Decidiram abandonar o projeto Midcat e, em vez disso, criar, de forma prioritária, um Corredor de Energia Verde ligando Portugal, Espanha e França à rede energética da UE.

– A este respeito, concordaram:

a. concluir as futuras interligações de gás renovável “future-proof” entre Portugal e Espanha, nomeadamente ligando Celorico da Beira e Zamora (CelZa);

b. desenvolver um gasoduto marítimo ligando Barcelona e Marselha (BarMar) como a opção mais direta e eficiente de ligar a Península Ibérica à Europa Central;

c. estas infraestruturas de hidrogénio devem ser tecnicamente adaptadas ao transporte de outros gases renováveis, bem como de uma proporção limitada de gás natural como fonte temporária e transitória de energia.

– No que diz respeito à eletricidade, manifestaram todo o seu apoio a que se acelerem os esforços para finalizar a nova ligação elétrica através do Golfo da Biscaia. Concordaram em identificar, avaliar e implementar novos projetos de interligação de eletricidade que liguem França e Espanha, a fim de alcançar uma Europa eletricamente conectada.

– Os três Líderes concordaram em reunir-se novamente em Alicante no dia 9 de dezembro, para decidir sobre o calendário, fontes de financiamento e questões de custos relacionados com a implementação da componente BarMar do Corredor de Energia Verde entre Portugal, Espanha e França. Os respetivos Ministros da Energia iniciarão imediatamente os trabalhos preparatórios sobre estas questões, bem como sobre o reforço das interligações elétricas entre Espanha e França. Trabalharão em estreita colaboração com a Comissão Europeia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola: Governo aprova criação do Fundo Nacional de Emprego

Angola: Governo aprova criação do Fundo Nacional de Emprego

O Governo angolano decidiu aprovar a criação do Fundo Nacional de Emprego em Angola (FUNEA), que já tem disponíveis 25…
Cabo Verde: Governo quer alargar pensão social a idosos e deficientes

Cabo Verde: Governo quer alargar pensão social a idosos e deficientes

O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social de Cabo Verde, Fernando Elísio Freire, informou que o Governo cabo-verdiano quer…
Moçambique: Cerca de sete mil famílias quase passam fome em Sofala

Moçambique: Cerca de sete mil famílias quase passam fome em Sofala

São cerca de sete mil as famílias que estão à beira da fome no distrito de Marromeu, localizado na província de Sofala. …
Direito de Resposta: “Guiné-Bissau: Privado de tratamentos Júlio Nhaté está em estado crítico”

Direito de Resposta: “Guiné-Bissau: Privado de tratamentos Júlio Nhaté está em estado crítico”

Caros leitores, Junta-se em baixo o exercício de resposta por parte do Escritório do Coordenador residente do Sistema das Nações…